Mau Hálito em Crianças. É Comum?
07/07/2021Qual a Diferença entre Placa Bacteriana e Tártaro nos Dentes?
10/10/2021Por vezes as crianças podem apresentar um desalinhamento dos dentes. Caso tal aconteça, marcar uma consulta no dentista é essencial para que se comece o tratamento o mais cedo possível.
Usar o aparelho dentário na infância irá garantir que o desenvolvimento ósseo e das arcadas irá ser feito corretamente. Se essas questões não forem resolvidas na infância, a criança terá mais problemas na idade adulta e o tratamento será muito mais demorado.
Quais são os tipos de aparelhos dentários para crianças?
As crianças podem usar dois tipos de aparelhos: os removíveis ou os fixos.
O aparelho fixo é o mais indicado para crianças, pois estas não o conseguirão remover, e, como tal, o tratamento será mais eficaz. No entanto, este aparelho não pode ser usado em dentes de leite, o que limita a escolha em alguns casos.
Sempre que o aparelho fixo não for possível – ou caso os pais e o dentista assim o entendam –, o aparelho removível é a opção. Mas para que o tratamento seja eficaz, os pais devem ter alguns cuidados.
Quais os benefícios, para as crianças, em usar aparelho dentário infantil?
O uso de aparelho em crianças permite corrigir problemas de mordida, modificar o crescimento dos ossos da face e, em alguns casos, melhorar a autoestima. Em crianças, existe menor probabilidade de surgirem efeitos colaterais durante o tratamento.
Qual o tempo de tratamento?
O tempo de tratamento varia de acordo com a situação da criança, portanto esta é uma questão que só pode ser respondida pelo dentista.
Este tratamento provoca dor?
O tratamento não provoca dor, mas provoca algum desconforto na criança, portanto será necessária alguma paciência por parte dos pais. Esse desconforto não costuma durar mais do que algumas semanas.
Qual o papel dos pais neste processo?
Os pais têm um papel importante no sucesso deste tratamento, principalmente no uso de aparelhos removíveis. Nesse caso, será necessária uma atenção redobrada na higiene do aparelho e alguma disciplina para que a criança use o aparelho, principalmente durante a fase de maior desconforto.
Consulta de Odontopediatria:
Como são as consultas e a importância do acompanhamento ortodôntico preventivo
Escrevemos um artigo completo a explicar tudo o que precisa saber sobre odontopediatria.
Falamos sobre como as crianças devem cuidar da saúde oral, como realizar a escovagem correta, a partir de qual idade recomendamos iniciar o uso do fio dentário, como prevenir o aparecimento de cáries em crianças e bebés, quais as etapas de uma consulta ao dentista pediátrico e mais.
Leia o artigo aqui: Odontopediatria: o que é, como são as consultas e importância
Pretende agendar uma consulta?
Ligue para (+351) 211 552 308 (Chamada para a rede fixa nacional), ou utilize o formulário abaixo e marque uma Consulta de Avaliação Geral.