Odontopediatria Lisboa, Dentista Pediátrico

A Odontopediatria ou o Dentista Pediátrico (Dentista para crianças e jovens) estuda e promove a saúde oral infantil - bebés, crianças e adolescentes - adequando o tratamento a cada faixa etária, além de orientar corretamente as senhoras que estão grávidas durante todo o período de gravidez.

Tem como principal objetivo a manutenção de uma dentição saudável até que os pequenos pacientes cheguem à idade adulta.

⭐⭐⭐⭐⭐ no Google, + de 350 testemunhos. Confira!

Pré-Agendar Consulta de Odontopediatria

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contacto consigo.


Odontopediatria: o que é, como são as consultas e importância

Crianças que cuidam da saúde oral tendem a continuar esse cuidado na vida adulta. No entanto, para que o hábito seja criado, as consultas devem ser adaptadas à idade da criança. Essa é a especialidade da odontopediatria.

Para que entenda a importância das consultas de odontopediatria, iremos dar-lhe mais informações sobre esta área da medicina dentária, nomeadamente sobre as consultas, os possíveis tratamentos e um pouco sobre a higiene oral da própria criança.


A odontopediatria e seus benefícios

A odontopediatria é uma área da medicina dentária que se dedica à promoção e diagnóstico da saúde oral da criança. O principal objetivo da área é a manutenção da saúde oral até à idade adulta.

A odontopediatria tem dois benefícios principais para a criança – e para os índices relacionados à saúde oral.

O primeiro benefício é a manutenção de um sorriso saudável. Afinal, com consultas regulares, quaisquer problemas dentários podem ser detetados e tratados precocemente, tanto em dentes de leite, como em dentes definitivos. As consultas na infância também irão evitar que os problemas de saúde oral sejam agravados na idade adulta.

A criança ganhar confiança no dentista e não sentir medo é o segundo benefício e, escusado será dizer, irá afetar positivamente a vida adulta. Isto porque se a criança não tiver medo do dentista e o visitar regularmente, provavelmente irá continuar a fazê-lo na idade adulta.


Quando levar a criança ao dentista pela primeira vez?

A primeira consulta da criança deve ser marcada para depois da erupção dos primeiros dentes de leite ou, no máximo, quando a criança fizer um ano.

Mas porque é tão importante que a criança visite o dentista tão cedo?

Os dentes de leite são essenciais na mastigação, na fonética e na preservação do espaço que, posteriormente, será usado pelos dentes definitivos. São, ainda, essenciais para que seja criada uma boa estrutura óssea.

Sendo assim, fica claro que é importante manter a saúde dos dentes desde cedo, para que a formação dentária não fique comprometida.


Porque é importante o acompanhamento ortodôntico preventivo?

O maior erro das famílias é levar a criança ao dentista apenas quando esta precisa de um tratamento, pois, dessa forma, a criança irá associar o dentista à dor.

Lembrando que o objetivo das consultas é a prevenção e não apenas o tratamento, portanto é essencial ter consultas de rotina que irão ajudar a promover a saúde oral das crianças. Dependendo dos problemas de saúde, a criança pode precisar de consultas mais ou menos regulares.

As consultas regulares também irão ajudar a criança a familiarizar-se com o espaço e a ganhar confiança com o mesmo e com o dentista. O resultado serão tratamentos menos traumatizantes.

Claro que crianças que têm essa rotina, tornam-se pacientes muito mais assíduos na vida adulta.


Como são feitas as consultas de Odontopediatria na Mint?

Antes de mais é importante recordar que as consultas de odontopediatria devem ter como objetivo a prevenção e não apenas o tratamento, caso contrário, as consultas podem tornar-se mais traumatizantes para a criança.

Quanto às consultas, a primeira abordagem terá como objetivo a higiene oral da criança, e, como tal, o dentista irá conversar com os pais e com a criança, dentro das possibilidades, sobre os métodos de higiene oral. Em alguns casos, pode ser abordada a possibilidade de fazer tratamentos preventivos.

Outras questões que serão abordadas ao longo das consultas são os hábitos orais da criança e as consequências de uma má nutrição – e como manter uma nutrição adequada. Se os pais tiverem questões, as consultas também serão um espaço seguro para as colocar.

Por último, o dentista irá avaliar o desenvolvimento oral e dentário da criança.

Ao longo de toda a consulta, a criança conseguirá familiarizar-se com o espaço, com o dentista e, por vezes, com os instrumentos usados.

Tratamentos dentários comuns em crianças

Ortodontia Preventiva e Uso de Aparelho em Crianças

O mau posicionamento dentário e a má oclusão são problemas que afetam muitas crianças, determinando a necessidade do uso de aparelhos dentários. Neste sentido, o acompanhamento regular é fundamental para atuar precocemente e prevenir ou tratar o problema desde o seu início.

Nos casos em que o médico dentista diagnostique a necessidade do uso de aparelho dentário corretivo, a criança é reencaminhada para o departamento de Ortodontia da MINT, onde será seguida por um especialista.

Tratamento de Cáries em Crianças

As cáries devem ser sempre tratadas, mesmo que em dentes de leite. Afinal, uma cárie em dente de leite irá provocar dores na criança e, dependendo da gravidade, pode danificar o espaço onde, futuramente, irá crescer um dente definitivo.

A criança não deve ir ao dentista apenas para tratamento de cáries porque isso irá resultar em traumas e medo do dentista, algo negativo para a idade adulta.

Como prevenir as cáries dentárias na infância?

Sabemos que alguns pais deixam adormecer os seus bebés com o biberão na boca – por isso se o seu bebé tem esse hábito, deixe-lhe apenas uma pequena quantidade de água em vez de sumo ou leite, para evitar este tipo de problema dentário, que é causado pelo açúcar presente nestas substâncias. É também importante evitar dar uma chupeta com açúcar ou mel, pois também irá contribuir para um ambiente propício à formação de cáries.

Conheça outros maus hábitos no nosso artigo: [Maus hábitos dentários em bebés e crianças]

Selantes de fissura

Algumas crianças podem beneficiar do uso de selantes de fissura, já que estes ajudam a prevenir o aparecimento de cáries dentárias. Uma consulta no dentista será o suficiente para aplicar estes selantes.

Outros tratamentos

Dependendo do diagnóstico, a criança pode ter de fazer outros tratamentos. Alguns dos problemas comuns e que precisam de tratamento são as perturbações na formação do esmalte, má higiene oral ou, mesmo, situações traumáticas.

No entanto, para que alguns desses problemas sejam detetados, a criança deve estar presente em consultas de rotina.

Como é que as crianças devem cuidar da saúde oral?

As crianças devem ser incentivadas, desde pequenas, a cuidar da sua saúde oral. Esses cuidados passam por:

  • Escovar os dentes;
  • Usar fio dentário;
  • Usar flúor;
  • Manter uma alimentação saudável;
  • Marcar consultas regulares com o dentista;

Vamos falar um pouco mais sobre cada um destes cuidados nos pontos que se seguem.


Escovagem

A forma como a criança deve escovar os dentes varia de acordo com a idade da mesma. Para que tenha uma ideia, de acordo com a Direção Geral da Saúde, estas são as caraterísticas da escovagem:

  • 0-3 anos: escovagem feita pelos pais, duas vezes ao dia, sendo que uma deve ser feita obrigatoriamente ao deitar.
  • 3-6 anos: escovagem feita pela criança, com supervisão dos pais, duas vezes por dia. A quantidade de pasta dentífrica com flúor deverá ser equivalente ao tamanho da unha do 5º dedo da criança.
  • > 6 anos: escovagem feita pela criança, duas vezes ao dia, com supervisão dos pais. A quantidade de pasta dentífrica com flúor deverá ser equivalente ao tamanho de uma ervilha pequena.

Nas consultas de odontopediatria, o dentista irá mostrar o método de escovagem mais adequado. Em casa, os pais devem relembrar diariamente esse método.

Fio dentário

A partir dos 4 anos, as crianças devem ser incentivadas a usar fio dentário. O uso de fio dentário permite a remoção de restos alimentares e placa bacteriana entre os dentes, onde a escova não consegue chegar.

Uso de flúor

Na maioria dos casos, uma pasta dentífrica com flúor será suficiente para prevenir o aparecimento de cáries. No entanto, por vezes, o dentista pode optar por outros métodos.

Manter uma alimentação adequada

Uma alimentação equilibrada irá promover o desenvolvimento de dentes fortes e resistentes a cáries. A criança deve ter uma alimentação rica em cálcio e fósforo – mas não só. Por outro lado, devem ser evitados, principalmente, os doces.

Visita ao dentista regular

Por último, marcar consultas regulares no dentista é essencial para que a criança tenha uma excelente saúde oral. A primeira consulta deve ser realizada quando surgirem os primeiros dentes de leite.

FAQ: Perguntas Frequentes sobre Odontopediatria

Quando surgem os primeiros dentes do bebé?
A erupção da primeira dentição tem o seu início entre os 6 e os 8 meses de idade. Se a erupção não acontecer até que a criança tenha um ano de idade, deve marcar uma consulta com o dentista. Quanto à dentição definitiva, a mesma inicia-se entre os 5 e os 7 anos de idade.
Qual a idade ideal para a 1ª ida ao dentista?
As crianças devem ter a sua primeira consulta quando ocorrer a erupção dos primeiros dentes de leite ou até a criança completar o primeiro ano de vida. Dependendo da saúde oral da criança, a periodicidade das consultas será alterada pelo dentista.
Com que regularidade as crianças devem ir ao dentista?
A regularidade das consultas deve ser determinada pelo dentista, de acordo com a saúde oral da criança. Regra geral, as consultas devem ser feitas de 6 em 6 meses.
Como prevenir o aparecimento de cáries precoces nas crianças?
Para prevenir o aparecimento de cáries deve tomar alguns cuidados, nomeadamente amamentar até aos 4-6 meses de idade, ter cuidado com a higiene oral da criança, entre outros. Mas mais importante é marcar consultas no dentista com regularidade.
Se um dente de leite tem uma cárie, deve ser tratado?
Sim, o tratamento deve ser feito. Uma cárie em dentes de leite irá provocar tanta dor na criança como uma cárie em dentes definitivos. Dependendo da gravidade, a cárie pode chegar a provocar uma infeção, afetando o espaço onde crescerá o dente definitivo.
Usar chucha ou chuchar no dedo deforma os dentes?
Sim, estes hábitos podem ser prejudiciais a longo prazo. No entanto, se largados na altura certa, não terão influência na dentição definitiva. O que se aconselha é que os hábitos de sucção não nutritiva sejam abandonados até aos 2/3 anos de idade e que o biberão seja deixado quando a criança completar 1 ano de idade. No entanto, como cada criança é diferente, deve marcar uma consulta com o dentista.
O que fazer se a criança partir um dente?
Se a criança partiu um dente, deve contactar o dentista o mais rapidamente possível. O profissional irá analisar a área afetada e fazer o tratamento mais adequado.
A higienização das crianças é igual à dos adultos?
A higienização das crianças é idêntica à dos adultos, no entanto, os produtos usados no momento de higiene são diferentes.
Os hábitos dos pais influenciam na saúde oral da criança?
A rotina que as crianças têm é a rotina que levam para a vida adulta. Isso significa que se as crianças tiverem consultas regulares no dentista, continuarão a mesma rotina quando adultas. O mesmo acontece ao contrário. Resumindo, o papel dos pais nestes anos de vida é essencial.
Quais os objetivos de uma Consulta de Odontopediatria?

O primeiro objetivo da consulta de odontopediatria é a prevenção e tratamentos de doenças na boca. Tanto a prevenção como o tratamento são essenciais para a manutenção da saúde oral das crianças.

O segundo objetivo é diminuir o medo e a ansiedade associados às consultas no dentista. O dentista irá promover consultas mais divertidas para as crianças e familiarizá-las com o espaço e com os instrumentos usados durante os tratamentos.

Estas consultas não são apenas para as crianças, mas também para os pais. Isto significa que essas são um local seguro onde os pais podem esclarecer todas as suas dúvidas em relação à saúde oral dos mais novos.

Marque uma Consulta de Odontopediatria em Lisboa na Clínica Mint

Agende a sua consulta de avaliação através do formulário abaixo ou ligue para 211 552 308.


Entraremos em contacto consigo para confirmar as datas disponíveis.

 

Como chegar na MINT?

Nossa Clínica de Branqueamento Dentário em Lisboa está localizada no centro da cidade, entre o Saldanha e El Corte Inglés.

Morada: Av. Marquês de Tomar, 5 B, 1050-152 Lisboa, Portugal

Para chegar, pode escolher:

  • Metro Saldanha (linha vermelha ou amarela)
  • Metro São Sebastião (linha azul)
  • Carris: 713, 716, 726, 742
  • Aerobus Linha 1 (Saldanha)
Copy link
Powered by Social Snap