Consulta: Higiene Oral

A Higiene Oral se dedica à remoção de placa bacteriana e tártaro, remoção de manchas exteriores, alisamento radicular, polimento de dentes, aplicação de selantes de fissura, aplicação de dessensibilizantes, aplicação e remoção de pensos periodontais e educação para a saúde oral.

Muito mais que uma simples limpeza dos dentes, a correta higiene oral impede a entrada de bactérias no organismo, contribuindo para a saúde geral do paciente.

O Dr. Eduardo Bastos foi o convidado especial no Programa da RTP, "Diga Doutor" com o médico de família Dr. João Ramos, e explica-lhe Como manter uma boa Saúde Oral e com que frequência deve ir ao Dentista.

O que se faz em uma Consulta de Higiene Oral?

Manutenção de Tratamentos

As idas regulares a consultas de Higiene Oral são fundamentais para manter a saúde oral e a integridade dos tratamentos efetuados na MINT. Durante a consulta, implantes, coroas, pontes ou próteses fixas sobre dentes ou implantes, bem como restaurações, aparelhos dentários e desvitalizações são avaliados de forma a diagnosticar precocemente qualquer complicação.

Todos os procedimentos preventivos e terapêuticos realizados durante estas consultas e uma higienização eficaz realizada em casa contribuem para a longevidade destes tratamentos.

Destartarização

Tratamento que consiste na remoção de placa bacteriana e tártaro das superfícies dentárias através da utilização de um aparelho de ultrassons, tendo como objetivo a eliminação dos fatores responsáveis pela maioria dos problemas gengivais e dentários.

Aplicação de Flúor

Procedimento utilizado para prevenção de cáries e redução da sensibilidade dentária, no qual é aplicado nas superfícies dos dentes um gel com uma concentração elevada de flúor. Este composto químico atua sobre o esmalte dentário remineralizando-o e fortalecendo a sua estrutura.

Aplicação de Selantes

Tratamento para prevenção de cáries, no qual é aplicada uma resina fluida nas superfícies mastigatórias dos dentes, e que após a fotopolimerização (incidência de uma luz azul led) endurece, formando uma superfície mais lisa e fácil de higienizar.

Importância das Consultas de Higiene Oral:
Porque devo ir ao dentista regularmente?

1. Para prevenir doenças das gengivas

A principal doença da gengiva é a infecção dos tecidos que circundam os seus dentes e é uma das principais causas de perda óssea, se não for tratada. Consultas de Higiene Oral regulares e uma boa higiene oral em casa são fundamentais para a prevenção de doenças da gengiva.

2. Para ter um sorriso saudável

Um sorriso bonito torna a pessoa mais confiante e satisfeita com a sua imagem. Quando isso acontece a sua vida social melhora e abre a porta para novas oportunidades na sua vida profissional. Consultas de Higiene Oral regulares e a personalização que a nossa higienista faz perante as suas necessidades irão ajudá-lo a melhorar e manter o seu sorriso saudável.

3. Acompanhar a Evolução da Saúde Oral

As visitas regulares à clinica dentária irão ajudar a sua higienista oral a acompanhar a sua saúde oral e a comparar a sua evolução com as consultas anteriores. Nessas visitas a sua higienista irá analisar de perto os seus dentes e gengiva e é sabido que todos os problemas quando detectados precocemente são muito mais fáceis e menos dispendiosos de tratar e têm um melhor prognóstico. Nestes casos, se necessário, a higienista encaminha o paciente para a especialidade da medicina dentária na clinica que mais se adequa ao tratamento do problema detectado.

4. Manter uma boa Saúde Geral

Vários estudos revelam que existe uma correlação entre a fraca saúde oral e doenças inflamatórias crônicas, tais como: doenças cardiovasculares, diabetes e acidente vascular cerebral. Consultas de Higiene Oral regulares irão ajudar a manter os seus dentes e gengiva saudáveis tendo uma repercussão positiva no controlo mais saudável dessas doenças.

Artigo: 7 Dicas para uma Higiene Oral Irrepreensível!:

  • 1. Cuide da sua escova de dentes.
  • 2. Lave a sua língua.
  • 3. Fale com o seu dentista e higienista oral.
  • 4. Escolha bem o que bebe (e come)!
  • 5. Use flúor.
  • 6. Deixe de fumar.
  • 7. Use um escovilhão.
 

Consulta de Higiene Oral: Clínica Dentária em Lisboa

Agende a sua consulta de avaliação inicial através do formulário abaixo ou ligue para 211 552 308.


Entraremos em contacto para confirmar as datas disponíveis.

 
Copy link