Desvitalizar Dentes Lisboa, Endodontia

A Endodontia é a área da Medicina Dentária que tem como objetivo a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, tratamento e controlo das alterações da polpa dos dentes (o nervo do dente) e dos tecidos ao seu redor. A endodontia também é vulgarmente conhecida por desvitalização dentária ou tratamento de canal.

No vídeo, A Drª. Joana Silva, especialista em Endodontia na Clínica MINT Lisboa explica-nos tudo aquilo que está envolvido nas sessões de desvitalização dos dentes.
⬆️ Drª. Joana Silva, especialista em Endodontia na Clínica MINT Lisboa explica-nos tudo aquilo que está envolvido nas sessões de desvitalização dos dentes.

Como Desvitalizar os Dentes

O procedimento para a endodontia ou desvitalização de um dente realiza-se através da remoção da polpa ou restos de material de obturação de tratamentos endodônticos anteriores, a câmara pulpar e o sistema de canais radiculares presente nas raízes são devidamente desinfetados por forma a eliminar todas as bactérias.

De seguida os canais são preenchidos com um derivado de resina vegetal e o dente é hermeticamente selado com cimento e restaurado de modo a readquirir a aparência natural. Assim percebemos a origem do nome "tratamento de canal".

Uma vez que a duração do tratamento endodôntico depende de diversos fatores, nas situações em que não é possível realizar o tratamento completo em apenas uma consulta, é colocada uma restauração provisória na abertura de acesso com o objetivo de proteger o dente entre consultas.


Fases da Desvitalização: processo passo a passo

  1. Anestesia;
  2. Rx Inicial;
  3. Isolamento Absoluto;
  4. Remoção da cárie (caso exista) e restauração pré-endodôntica caso seja preciso também;
  5. Acesso aos canais ou exploração dos canais: o dente é aberto com uma broca com a finalidade de expor toda a polpa (nervo do dente) e a entrada do ou dos canais;
  6. Preparo químico-mecânico ou instrumentação do dente: remoção de todo o tecido orgânico da polpa e do interior do canais através de umas limas  que podem ser manuais ou mecanizadas;
  7. Rx de limas para determinação do comprimento do canal ou utilização de um instrumento para esse efeito chamado localizador de apéx radicular (LAR);
  8. Entre cada lima, faz-se a irrigação do ou dos canais com hipoclorito de sódio para desinfecção;
  9. Após uma complete remoção do “nervo” do dente e da sua desinfecção adequada, os canais são fechados ou obturados com um material biocompatível chamado gutta percha, que é introduzido nos canais e selado com um cimento próprio;
  10. Entre as consultas de desvitalizações, o dente fica restaurado provisoriamente, até por fim ser substituído pela restauração definitiva.

Quando é necessário fazer uma desvitalização dentária?

Uma desvitalização é realizada quando a polpa dentária se encontra danificada ou inflamada devido a vários fatores, entre os quais: cáries, fraturas, restaurações infiltradas ou traumatismos dentários.

Conheça os sintomas associados que causam necessidade de desvitalização de um dente:

  • Os sintomas variam de inicialmente a uma sensibilidade prolongada ao frio (quando o “nervo” do dente está numa fase de inflamação primária) e, posteriormente ao frio/ou calor.
  • Outros sintomas são também o desconforto ao toque ou durante a mastigação. Nestes casos, a dor é difusa.
  • Normalmente quando há “morte” do nervo, a dor é bem localizada, existe a sensação de que o dente “ cresceu “ e quando se baixa a cabeça o dente parece “ pesar”.
  • Os sinais mais evidentes de um dente necrosado, ou seja, “quando há a morte do nervo do dente” são abcessos ou fístulas (pequenas bolha de pús na gengiva que podem drenar espontaneamente, libertando um líquido amarelado para a cavidade oral).

Quanto tempo dura uma consulta de endodontia?

Um tratamento endodôntico realiza-se, em média, em uma ou duas consultas. Os fatores que determinam a realização do tratamento são a infeção presente e a dificuldade do tratamento.

As consultas necessárias para completar a reconstrução não são consideradas, estritamente falando, como parte integrante do tratamento endodôntico.

O tempo de consulta propriamente dito, normalmente varia entre 1h-1h30.


Quanto tempo dura um dente tratado em endodontia?

Os dentes tratados numa consulta de endodontia podem durar para sempre se o paciente mantiver os cuidados de higiene oral correctos.

Como em qualquer tratamento dentário, a saúde oral do paciente depende dos exames regulares realizados para prevenir futuros problemas.

Precisa desvitalizar os dentes em Lisboa?

Agende a sua consulta de avaliação através do formulário abaixo ou ligue para 211 552 308.


Entraremos em contacto para confirmar as datas disponíveis.

Copy link