skip to Main Content
null

Prostodontia

A Prostodontia é área da medicina dentária que permite a substituição de dentes perdidos, restituindo a função, saúde e estética. Os dentes perdidos podem ser substituídos utilizando próteses fixas ou removíveis, sobre dentes ou sobre implantes. Estão incluídos tratamentos como: facetas dentárias, coroas dentárias, pontes dentárias, entre outros.

Coroas Dentárias

Nas situações em que os dentes danificados apresentem raízes em boas condições, opta-se pela aplicação de coroas dentárias (pivot ou capas), cimentando-as às raízes ou aos dentes destruídos. Produzidas através de técnicas computorizadas, as coroas em cerâmica de alumina ou zircónia, para além de oferecerem grande excelência estética, possibilitam a recuperação das funções orais. Outros materiais como a metalo-cerâmica são igualmente utilizados.

Coroas ou Pontes sobre Implantes

Quando existe ausência dentária ou sempre que os dentes não sejam recuperáveis, e tendo em conta os inconvenientes associados ao uso de próteses removíveis, a solução ideal passa pela colocação de coroas unitárias ou pontes sobre implantes, que funcionam como raízes artificiais.

Para pacientes desdentados totais, a MINT tem disponível a técnica All-on-4 que em conjunto com a Implantologia, a Prostodontia, assegura a fase prostética do processo, através do planeamento e colocação de próteses fixas totais (provisórias e definitivas) suportadas por apenas 4 implantes. Para além de devolver a totalidade da dentição, esta solução permite também a reposição da gengiva perdida.

Facetas Dentárias ou Lentes de Contacto Dentárias

Em dentes com desgaste mínimo, é possível a aplicação de facetas dentárias, pequenas lâminas em cerâmica de 0,2 a 0,4mm de espessura que permitem grandes melhorias na coloração, forma e pequenos desalinhamentos dentários.
Esta técnica, de aplicação de facetas dentárias, permite “esconder” ou corrigir pequenos defeitos dentários (odontologia estética) pois é utilizada para corrigir pequenas alterações de cor (dentes amarelos, manchas, descolorações ou escurecimento do esmalte) e modificações na forma dos dentes, desde que não sejam muito acentuadas. Podem ser também indicados para fecho de diastemas pouco acentuados.

Veja aqui alguns casos clínicos que retratam este tratamentos de facetas dentárias.

MARCAÇÃO DE CONSULTA

Faça aqui um pedido de marcação de consulta