Abcesso Dentário e Gengival: Sintomas, Tratamentos e Causas
20/09/2019Diastema (Dentes Separados): Causas e Tratamentos
11/10/2019A quantidade excessiva de gengiva afeta o seu sorriso? Apesar do problema, quer ter um sorriso bonito e proporcional e não sabe qual o melhor tratamento para si?
A cirurgia de reposicionamento labial irá resolver o seu problema de sorriso gengival, ao mesmo tempo que não deixará qualquer cicatriz: a sua confiança e auto-estima, certamente, irão aumentar.
Apesar de todos os benefícios desta cirurgia, o seu procedimento não é complicado.
Abaixo tem todas as informações que necessita sobre o sorriso gengival, a razão do seu aparecimento, as consequências que o mesmo tem nos pacientes e a cirurgia de reposicionamento labial – nomeadamente como é feito o procedimento, informações sobre a dor e qual o tempo de recuperação.
O que é o Sorriso Gengival?
O sorriso gengival carateriza-se pela exposição exagerada de gengiva e provoca frustração numa média de 10% a 25% dos adultos. Um sorriso saudável, ou dentro dos padrões, tem uma média de dois milímetros ou menos de gengiva; caso o sorriso ultrapasse os 3 milímetros, já pode ser considerado sorriso gengival.
Os pacientes que possuem um sorriso gengival, regra geral, não gostam do mesmo. Este desagrado provoca uma diminuição da confiança. Muitas vezes pode afetar os momentos sociais e pessoais da pessoa.
Da mesma forma que o excesso de gengiva provoca alterações a nível de auto-estima, a falta da mesma também prejudica o sorriso, provocando as mesmas consequências. O importante é existir um equilíbrio, para que o sorriso seja bonito, saudável e não provoque consequências no paciente.
Quais as causas do sorriso gengival?
Acreditamos que já percebeu o quanto o sorriso gengival afeta o seu estilo de vida, mas percebeu o porquê do seu aparecimento?
A realidade é que esse excesso de gengiva quando sorri pode ser provocado por diversas razões, sendo as principais:
- Erupção anormal dos dentes;
- Hiperatividade muscular dos lábios;
- Maxilar que apresente uma forma incomum;
Felizmente, atualmente, existem diversos tratamentos para este problema de saúde oral, sendo a cirurgia de reposicionamento labial a que oferece melhores resultados.
Antes da possível cirurgia, o dentista faz uma consulta diagnóstico, onde são realizados alguns exames. Esses exames irão dar certezas quanto à melhor cirurgia ou método para resolver o sorriso gengival e devolver o estilo de vida ao paciente.
Consequências do sorriso gengival no paciente?
Como referido anteriormente, o sorriso gengival pode provocar consequências na confiança e auto-estima, principalmente em momentos sociais – incluindo o laboral – e em momentos pessoais – quando se vê ao espelho, por exemplo.
Claro que estas consequências afetam o estilo de vida do paciente. Evite que o seu estilo de vida seja afetado e consulte um dentista assim que possível.
Cirurgia de Reposicionamento Labial
Um dos tratamentos para o sorriso gengival é a cirurgia de reposicionamento labial. Este procedimento corrige permanentemente o problema caso seja causado por um lábio superior com grande amplitude de movimento.
O tratamento, no entanto, pode necessitar de mais sessões, dependendo da gravidade do problema. Claro que deverá existir um espaçamento entre cirurgias. Marque uma consulta com o seu dentista e saiba qual a gravidade do seu problema e qual o plano cirúrgico mais adequado para si.
Acreditamos que o procedimento deixa mais algumas dúvidas, portanto vamos responder a algumas das mais frequentes.
Como é realizada a cirurgia de reposicionamento labial?
O procedimento é rápido e pouco invasivo e o objetivo é alterar a linha de união entre o lábio superior e a mucosa gengival; para tal, o procedimento é realizado por dentro do lábio. Ou seja, existe uma restrição de movimentos do lábio superior de modo a reduzir a quantidade de gengiva exposta durante o sorriso.
Este procedimento é relativamente rápido, duração de 30 a 45 minutos, e é feito com anestesia local.
Resumindo a cirurgia, começa-se com um exame fotográfico e clínico para analisar as estruturas e os movimentos ao falar, rir e sorrir. Após este primeiro exame, de acordo com as necessidades de cada paciente, são solicitadas radiografias.
Feitos os exames, será realizada uma simulação que irá preparar o momento cirúrgico, sendo esse o momento que se segue. Finalmente, após o tempo adequado, será realizada uma consulta para avaliação dos resultados e para ponderar a necessidade de uma nova cirurgia.
Quanto ao pós-cirurgia, as cicatrizes são nulas – ou poucas, se for o caso – pois as incisões feitas ocorrem dentro da boca. A única alteração que irá ocorrer com a cirurgia é a limitação dos movimentos do lábio superior. Não existirão outras alterações a nível de movimentos e, muito menos, da fala.
Porque escolher esta cirurgia para corrigir o sorriso gengival?
Existem diversas razões pelas quais o paciente deve escolher a cirurgia de reposicionamento dos lábios e não outras:
- Correção imediata do sorriso gengival;
- Pouca probabilidade de complicações no pós-operatório;
- Recuperação rápida e sem cicatrizes externas;
- Resultado permanente – podem existir alterações, apenas, com a velhice;
- Sorriso mais bonito esteticamente, levando ao aumento da confiança do paciente;
Mais importante: em média, os pacientes mostram uma grande satisfação perante o novo sorriso.
A cirurgia de reposicionamento labial provoca dor?
Durante a cirurgia, o paciente será anestesiado e, portanto, não sentirá dor. Já no pós-operatório podem existir alguns sintomas ou limitações, nomeadamente edemas – inchaço –, dor, dificuldade na mastigação. No pós-operatório também existem restrições ou limitações alimentares devido à mastigação.
Após a cirurgia o paciente pode sentir-se incomodado com a questão da assimetria labial ou com a redução de movimentos, mas estas questões são reversíveis.
Os resultados ficam a longo prazo?
Os resultados do reposicionamento labial são imediatos e mantidos a longo prazo, mais concretamente por toda a vida. Claro que as alterações que surgem com o envelhecimento podem levar à alteração dos resultados iniciais. No entanto, à partida, não serão necessárias mais cirurgias para esta questão de saúde; a cirurgia é única.
Claro que se durante o tratamento não forem realizadas todas as alterações necessárias para a resolução do problema, será necessária uma nova cirurgia no prazo de 60 dias após a primeira. Esta necessidade será alertada pelo seu dentista.
Qual o tempo de recuperação da cirurgia de reposicionamento labial?
Como todas as cirurgias, existe um período de recuperação que varia de paciente para paciente. Este tempo será indicado pelo seu dentista após a cirurgia.
No entanto, geralmente, a cirurgia de reposicionamento labial implica um repouso prolongado, podendo chegar até 7 dias – ou, mesmo, ultrapassar esse número – longe de qualquer atividade, incluindo do trabalho ou de qualquer esforço mais intenso.
A cirurgia é reversível?
Apesar dos resultados ficarem a longo prazo, caso o paciente não se sinta confortável com a mesma, pode ser realizada uma nova cirurgia. Portanto, os efeitos da primeira cirurgia são reversíveis.
O tratamento pode interferir na fala?
Este procedimento não interfere na fala do paciente. O procedimento é realizado na parte de dentro do lábio e pretende, apenas, alterar o posicionamento do lábio durante momentos específicos, nomeadamente o momento de fala, o rir e o sorrir.
Qual o preço da cirurgia de reposicionamento labial?
O preço varia consoante a complexidade do sorriso gengival. Deve consultar o seu dentista para que seja feita uma consulta.
Outros tratamentos para o Sorriso Gengival
A cirurgia de reposicionamento labial é o tratamento mais indicado para este problema de saúde oral, mas existem outros tratamentos disponíveis.
Cirurgia Ortognática
Para quem possui uma grave deformidade e uma altura do maxilar superior excessiva, a cirurgia ortognática é uma opção.
Esta cirurgia irá eliminar totalmente o problema, mas será necessária anestesia geral, devido a ser uma cirurgia invasiva, hospitalização e meses de recuperação. Esta opção foi muito usada, mas agora existem técnicas mais simples, mais baratas e com uma recuperação mais rápida.
Gengivectomia
A gengivectomia é outro tratamento para o sorriso gengival. Esta cirurgia pretende retirar gengiva que se encontre em excesso, corrigindo o problema. No entanto a cirurgia é irreversível, não sendo a melhor opção para a correção do sorriso gengival – depende de cada caso.
Outra opção é provocar a restrição de movimentos através do uso de aparelhos dentários. Esta restrição irá diminuir a exposição da gengiva.
Dadas as opções, a cirurgia para reposicionamento dos lábios é a que oferece melhores benefícios para o paciente.
O sorriso gengival afeta o estilo de vida de diversas pessoas, mas isso não tem de acontecer. Com a cirurgia de reposicionamento dos lábios, o problema pode ser resolvido e o seu sorriso pode obter uma nova forma.
Prepare-se para um sorrio bonito e saudável! Acreditamos que sorrir será o seu novo passatempo preferido.
Fale com o seu dentista para escolher o melhor para si e volte a sorrir sem preocupações!
Deseja Tratar o Sorriso Gengival?
Ligue para (+351) 211 552 308 (Chamada para a rede fixa nacional), ou utilize o formulário abaixo e marque uma Consulta de Avaliação Dentária Geral para verificar o estado de sua Saúde Oral com o Dr. Eduardo Bastos e exponha as suas dúvidas, para que possa ser diagnosticada e tratada qualquer patologia de acordo com a sua necessidade.