7 Dicas Infalíveis para um Sorriso Deslumbrante
17/10/2016Como ter uma Boa Higiene Oral?
28/10/2016A sensibilidade dentária é um dos principais sintomas dentários para várias patologias ou alterações no nosso estilo de vida que influenciem diretamente a nossa estabilidade e saúde oral.
Alguma vez esteve em contacto com uma bebida muito quente ou tentou morder um gelado e sentiu uma dor aguda? Se sim, pode estar perante a sensibilidade dentária.
Esta sensibilidade é um sintoma que está associado a várias patologias dentárias e, claro, mostra-lhe que está no momento certo para se dirigir ao dentista. Muitas vezes o problema que está a provocar a sensibilidade é fácil de resolver.
Será o seu problema fácil de resolver? Não sabemos, apenas uma avaliação o pode ajudar. Mas podemos mostrar-lhe como prevenir o aparecimento do sintoma, quais são as causas associadas e muito mais.
O que é a sensibilidade dentária?
Antes de mais, caso não tenha ficado claro, vamos explicar-lhe um pouco melhor em que consiste a sensibilidade dentária.
A dor aguda que sente quando os seus dentes entram em contacto com temperaturas extremas – bebidas quentes ou trincar o gelado – é conhecida como sensibilidade dentária. Este problema, ao contrário do que seria ideal, é bastante comum.
Mas porque ocorre esta dor aguda?
Antes de entender a dor, deve saber que o seu dente é constituído por três camadas:
- o esmalte: é a camada externa, a mais dura, e a que protege todo o dente
- a dentina: é a mais macia e a que protege a polpa.
- a polpa: é a parte mais interna e onde se encontram os nervos.
Resumindo, da camada externa para a interna, temos o esmalte, a dentina e a polpa.
Passando para a resposta que procura, a dor aguda ocorre quando a dentina entra em contacto com as temperaturas extremas que referimos acima. Claro que em situações saudáveis, esta camada não está exposta, mas se por alguma razão o esmalte desgastou, a exposição acontece e a sensibilidade também.
Será que tem sensibilidade dentária?
Existem muitas causas para a dor de dentes, portanto a dor aguda pode não estar associada, apenas, à sensibilidade dentária. Este sintoma pode estar associado a tratamentos dentários, a branqueamentos ou a infeções.
No entanto, se sentir essa mesma dor sempre que beber ou comer algo com temperaturas extremas – muito quente ou muito frio –, muito doces ou muito ácidas, pode estar perante um caso de sensibilidade dentária.
Para ter certezas, marque uma consulta no dentista.
Quais as causas da sensibilidade dentária?
A sensibilidade dentária acontece, portanto, quando a dentina está exposta. Essa exposição pode acontecer por duas razões principais:
-
- Desgaste do esmalte
- Recessão gengival
Seja pela escovagem demasiado agressiva, por doenças das gengivas, por consumo frequente de bebidas ácidas ou por uma má higiene oral, uma das situações acima pode acontecer.
Um exemplo comum é a cárie dentária. A cárie – mesmo num estado inicial – irá provocar o desgaste do esmalte e a sua promoção ao longo do dente pode, eventualmente, provocar sensibilidade dentária ou mesmo dor de dentes. Neste caso a consulta regular no dentista pode ser uma forma de prevenção.
Outro exemplo é o bruxismo. O bruxismo também irá provocar o desgaste do esmalte, provocando a sensibilidade. O tratamento para este problema irá depender da gravidade da situação, algo que só pode ser avaliado por um profissional.
Mas assim como a cárie ou o bruxismo podem desgastar o esmalte, muitos outros fatores de risco podem ser mencionados. Portanto o mais importante é manter hábitos saudáveis, como a redução do consumo de alguns alimentos, a higienização ou consultas regulares.
Com alguns cuidados é possível prevenir este sintoma e outros problemas dentários.
O aparelho dentário pode causar sensibilidade dentária?
Devido à força aplicada pelos aparelhos dentários, a sensibilidade dentária pode acontecer, mas o sintoma deve passar após alguns dias. Caso tal não aconteça, deve consultar o seu dentista.
E o branqueamento pode causar sensibilidade?
Normalmente a sensibilidade dentária associada ao branqueamento é temporária, no entanto, por vezes, o problema pode persistir. Nestes casos deve dirigir-se ao dentista para que este possa fazer uma nova avaliação.
Existe alguma forma de prevenção?
Existem diversas formas de prevenir a sensibilidade dentária, mas todas se baseiam no mesmo fator: ter uma saúde oral adequada. De qualquer modo, vamos dar-lhe algumas ações de prevenção para colocar em prática e evitar este sintoma.
-
Consultas regulares: uma das formas de garantir uma boa saúde oral é através de consultas regulares com o dentista. Muitas vezes o dentista consegue encontrar um problema antes de começar a sentir os sintomas.
-
Corrija o bruxismo: o bruxismo já foi referido acima e basicamente provoca o desgaste do esmalte, levando à exposição da dentina. Corrigindo o problema, irá evitar o sintoma.
-
Deixe a pasta de dentes branqueadora: os químicos relativos ao branqueamento podem provocar a dor aguda em quem já tem sensibilidade dentária ou provocar o desgaste do esmalte, se não for uma marca de confiança. Aconselhe-se com o seu dentista.
-
Escove os dentes com uma pressão adequada: não deve escovar os dentes com demasiada força pois pode desgastar o esmalte ou provocar problemas na gengiva. Portanto use sempre uma escova suave e escove com cuidado.
-
Evite uma alimentação demasiado ácida: esta é uma excelente dica, principalmente se já tem o sintoma. Molho de tomate, limão, pickles, entre outros, são responsáveis pela dor água caso a dentina esteja exposta.
-
Se recentemente fez um tratamento dentário, mantenha-se atento: se ao final de alguns dias – ou de acordo com o tempo referido pelo seu dentista – a sensibilidade não passar, dirija-se ao dentista para resolver o problema.
-
Tenha uma higienização correta em casa: escova de dentes e pasta adequadas, elixir que promova os benefícios necessário e o fio dental que mais lhe convém. A higiene é uma das principais formas de prevenção da sensibilidade dentária.
-
Trate todas as suas cáries: ou outros problemas dentários. Dessa forma evita a exposição da dentina e, consequentemente, a sensibilidade associada ao contacto da mesma com temperaturas extremas. Mantenha uma rotina de consultas com o seu dentista para que estes problemas sejam encontrados com alguma antecedência.
Apesar de toda a prevenção, se já sente a dor aguda – ou qualquer outra dor –, deve consultar o seu dentista. Pode já estar a necessitar de um tratamento.
Como tratar a sensibilidade dentária?
O principal tratamento é cuidar do problema associado à sensibilidade dentária. Se for uma cárie, deve tratar a cárie, se for bruxismo, deve usar o aparelho adequado. O importante é tratar o problema que está na raiz da sensibilidade.
Caso o sintoma ocorra devido a um problema ligeiro, uma boa pasta de dentes e uma higiene correta podem melhorar o mesmo.
No entanto deve consultar o seu dentista para que este possa encontrar a origem do problema. Encontrada a origem, pode aconselhá-lo quanto à melhor solução para o seu caso em específico.
Agora que já sabe quais as possíveis causas para a sensibilidade dentária, não descuide das formas de prevenção. Se, por outro lado, já sente este sintoma, dirija-se ao seu dentista para que o problema seja resolvido e você possa voltar ao bem-estar.
Desconfia que tem sensibilidade dentária?
Ligue para (+351) 211 552 308 (Chamada para a rede fixa nacional), ou utilize o formulário abaixo e marque uma Consulta de Avaliação Dentária Geral para verificar o estado de sua Saúde Oral com o Dr. Eduardo Bastos. Exponha as suas dúvidas, para que possa ser diagnosticada e tratada qualquer patologia de acordo com a sua necessidade.