“Hollywood Smile” a História por Trás Deste Famoso Tratamento!
24/04/2018Impacto Social e Económico do Seu Sorriso
04/07/2018O que é a Retração Gengival ou Recessão Gengival?
Quando se olha ao espelho e sorri, repara que os seus dentes se tornaram mais longos, mais visíveis em altura e com um tom acastanhado perto da gengiva?
Se for esse o seu caso, pode ter retração gengival, também conhecida por recessão gengival ou simplesmente por gengiva retraída.
A retração gengival é o processo no qual o tecido que envolve os dentes se afasta do mesmo, expondo-o mais e progressivamente a sua raiz. Esta situação pode provocar danos a nível de suporte ósseo.
A recessão gengival é um problema dentário comum, afeta 4% a 12% dos adultos e muitas vezes passa despercebido até se tornar mais grave.
A maioria das pessoas nem percebe que as suas gengivas recuaram, porque é um processo gradual. No entanto, ao longo do tempo, uma raiz dentária exposta pode não apenas parecer feia, mas também provocar sensibilidade dentária, especialmente ao comer alimentos frios ou quentes e na escovagem. Eventualmente, a recessão gengival, se não tratada, pode levar à perda de dentes.
Principais Causas da Retração Gengival:
1 – Tabaco
Os fumadores têm maior predisposição para acumular placa bacteriana nos dentes e se não tiver um cuidado de higiene oral mais rigoroso o tártaro provocado pela placa bacteriana acaba por provocar retração gengival.
2 – Má higiene oral
A par do que disse anteriormente a acumulação de placa bacteriana e consequente criação de tártaro, para além de provocar as conhecidas cáries podem provocar recessão gengival.
» Leia também: 7 dicas para realizar uma higiene oral irrepreensível.
3 – Incorreta escovagem
Durante a higiene oral a realização da escovarem com demasiada força e de forma repetitiva pode provocar a recessão gengival sendo uma das principais causas bem como o uso de escovas com cerdas muito duras.
Portanto, o tabaco, a má higiene oral e a escovagem realizada de forma errada são as principais causas da retração gengival.
4 – Bruxismo
Ranger os dentes ou fazer muita pressão maxilar exercendo muita força nos dentes acaba por provocar retração da gengiva.
5 – Dentes desalinhados ou mordida desequilibrada
Quando não existe uma mastigação eficiente e uniforme, alguns dentes exercem mais força do que outros na gengiva e no osso provocando a recessão gengival.
6 – Piercings do lábio, língua ou freios
O próprio piercing pode roçar a gengiva e irritá-las ao ponto de os seus tecidos fiquem desgastados.
Cirurgia Retração Gengival: antes e depois
Se as suas gengivas retrocederam apenas uma pequena quantidade, umas sessões de higiene oral profundas no consultório do seu dentista pode ser suficiente para tratar.
Porém, em casos mais avançados de gengiva retraída, uma pequena cirurgia gengival é a melhor opção.
Os resultados da cirurgia são eficientes e duradouros, como podemos ver no tratamento abaixo de recessão gengival antes e depois realizado na Clínica MINT, pelo Dr Eduardo Bastos.
Caso de Retração na Gengiva Antes e Depois:
Tratamentos da retração gengival mais frequentes:
1 – Enxerto de Gengiva. Como funciona?
O tratamento cirúrgico comumente utilizado pelos dentistas para tratar a retração gengival é o enxerto de gengiva. Para realizar um enxerto gengival, um dentista retira o tecido de outra área e utiliza-o para recobrir a raiz exposta e a área do dente fixando-a no nível correto que deveria naturalmente estar. O tecido pode vir do palato da sua boca ou de outra fonte.
2 – Regeneração: gengiva regenera?
Se o osso que sustenta os seus dentes foi reduzindo como resultado da recessão gengival, o procedimento de regenerar gengiva, ossos e tecidos perdidos pode ser o recomendado.
A par do procedimento de enxerto gengival explicado anteriormente, o seu dentista ainda vai aplicar um material regenerativo da gengiva e osso, como uma membrana, tecido de enxerto ou proteína estimuladora de tecidos, para estimular o seu corpo a regenerar naturalmente o osso e tecido nessa área.
Depois de o material regenerativo ser colocado no lugar, o tecido da gengiva é fixado sobre a raiz do dente ou dos dentes no local onde a gengiva deveria naturalmente estar.
3 – Descolamento da Gengiva com Alisamento Radicular
Durante este procedimento, o dentista manipula o tecido da gengiva afetado, remove as bactérias nocivas e, de seguida, protege o tecido gengival, no sítio onde a gengiva deveria estar a nível do dente, sobre a raiz do dente eliminando bolsas bacterianas e reduzindo o seu tamanho.
Todo os procedimentos citados acima são realizados em consultório dentário e sempre com anestesia local. Se preferir pode solicitar sedação consciente para o ajudar a relaxar, durante o qual está mais tranquilo e colaborante ou algo um pouco mais profundo na presença de um anestesista.
Pós Operatório da Cirurgia Gengival
O pós-operatório da cirurgia de retração gengival é confortável, sem dor, sem inchaço, nem hematomas.
A maioria das pessoas regressam às suas atividades de vida diárias no dia seguinte sem qualquer problema, desde de que sigam estritamente as recomendações dadas no consultório faça a medicação prescrita.
À medida que o enxerto cicatriza deve evitar alimentos duros e mastigar para o lado da intervenção.
Na altura da escovagem, deve fazê-lo de forma suave e de preferência com a escova cirúrgica que lhe é facultada no consultório do seu dentista (extra-macia), mas não deve deixar de manter uma boa higiene oral.
Acha que pode ter retração gengival?
Se pensa existir essa possibilidade, não perca tempo e marque a sua consulta, pois a progressão é relativamente rápida e quanto mais tempo deixar passar mais difícil será o tratamento.
Agende a sua consulta para verificar o estado de sua Saúde Oral com o Dr. Eduardo Bastos.
Marque a sua Consulta de Avaliação
Ligue para (+351) 211 552 308 (Chamada para a rede fixa nacional), ou utilize o formulário abaixo e entraremos em contacto consigo.