Que manter os cuidados que promovem uma boa saúde oral é essencial já se sabe, mas sabia que estes cuidados devem ser reforçados durante a pandemia?
A boca é uma porta de entrada para o coronavírus e a presença de recetores ACE2 neste local aumenta a possibilidade de conexão com as células e, consequentemente, a replicação. Por esta razão, os especialistas têm pedido à população que tome o dobro dos cuidados com a sua saúde oral.
Neste conteúdo vamos partilhar consigo algumas das recomendações dos especialistas.
Os cuidados relativos à higienização e à manutenção de uma boa saúde oral que têm sido aplicados até agora, devem continuar a ser praticados. Entre eles, destacam-se os seguintes:
Lembrando que não são só os adultos que devem proceder a estes cuidados de higiene, mas também as crianças. A escovagem nos mais novos deve iniciar-se assim que surgir o primeiro dente.
Além das recomendações habituais, os profissionais concordam com outros cuidados que podem ajudar durante esta pandemia. De todas as recomendações feitas, destacam-se as seguintes:
Além de todos estes cuidados, não deve descuidar no uso da máscara, pois esta é mais uma barreira de proteção. Se todas as medidas mencionadas forem colocadas em prática, a probabilidade de ser contaminado torna-se menor.
As medidas acima pretendem prevenir a infeção, mas e se um familiar estiver infetado ou houver suspeitas de infeção? Que cuidados devem ser tidos nestes casos? Algumas das principais recomendações incluem:
Claro que estas são recomendações gerais e o melhor é sempre entrar em contacto com um médico ou dentista para obter cuidados mais adequados à sua situação em específico. Se estiver infetado ou com suspeitas, as recomendações serão dadas por telefone.
Os dentistas têm redobrado os cuidados de biossegurança para que os tratamentos possam ser feitos em total segurança.
Entre os principais cuidados, destacam-se a esterilização de todos os instrumentos usados – uma medida já implementada anteriormente –, a desinfeção de superfícies com mais regularidade e o uso de equipamentos de proteção individual, para segurança dos pacientes e dos dentistas.
Se está com receio de fazer um tratamento no dentista durante a pandemia, entre em contacto com o seu dentista e questione-o quanto às medidas de proteção que estão a ser implementadas na clínica.
Agora já sabe: siga estas recomendações e, se ficaram dúvidas, entre em contacto com o seu dentista.
Ligue para (+351) 211 552 308 (Chamada para a rede fixa nacional), ou utilize o formulário abaixo e marque uma Consulta de Avaliação Geral.