Vídeo: Harmonização Facial na Clínica Mint Visage Aesthetic
03/06/2021Gengivite e Periodontite: Causas, Sintomas e Tratamentos
08/06/2021Ter cuidados diários com a boca pode ajudar a prevenir muitos tormentos na vida de um paciente.
Há maus hábitos que podem ser evitados para não prejudicar a dentição, como a escovagem incorreta ou incompleta, roer as unhas, fumar, consumir café em excesso e ingerir muitos doces.
Sabe quais são os problemas dentários que mais atormentam a vida de uma pessoa?
Entenda as causas e os impactos que eles podem causar na sua saúde e conheça as formas de prevenção. Isso ajudará a manter a sua saúde oral em dia e também a da sua família.
Este artigo permitirá que identifique as enfermidades antes que elas se tornem um problema mais grave.
10 problemas dentários mais comuns em Portugal:
1. Cárie Dentária
A cárie é o problema mais comum que afeta cada vez mais os dentes e se não for tratada pode acarretar a perda destes.
Além de ser um processo infeccioso, a cárie pode ser contagiosa e provoca dor no paciente.
O seu tratamento é simples, pode ser realizado num consultório e uma forma de prevenir é manter uma higiene oral e também ir regularmente ao dentista.
2. Gengivite
A acumulação de placa bacteriana nos dentes pode causar a inflamação na gengiva, chamada de gengivite. Nota-se ao escovar os dentes e passar fio dentário, pois a gengiva sangra e causa incómodo.
Os principais sintomas são o inchaço, sensibilidade e o sangramento da gengiva durante a escovagem e o uso de fio dentário.
O seu tratamento consiste numa limpeza simples no consultório odontológico e mais uma vez, a visita regular ao dentista também pode prevenir este tipo de problema.
3. Periodontite
Trata-se de uma inflamação na estrutura óssea dos dentes, e se não for tratada pode levar à perda destes.
É notada devido a um sangramento na gengiva e a melhor forma de prevenção é manter os bons hábitos de limpeza na boca e visitas regulares ao dentista.
» Leia também nosso artigo na Revista Visão: 9 causas da periodontite e como evitar uma doença que pode levar à remoção dos dentes4. Pulpite
Também é uma inflamação, mas neste caso, nos dentes.
Na maioria dos casos, é decorrente de cáries não tratadas, e provoca dores fortes, pois atinge a área da polpa dentária, onde há contacto com nervos e vasos sanguíneos.
5. Retração na gengiva
A retração ou recessão gengival atinge normalmente as pessoas adultas, tratando-se de um deslocamento da gengiva, resultando na exposição da raiz do dente.
O dente afetado fica bem sensível e para prevenir o problema, é necessário escolher escovas de dentes com cerdas macias e escovar os dentes com menos força.
6. Estomatite
Ocorre bastante em crianças, trata-se de uma inflamação na boca e pode afetar a garganta também, com o surgimento de aftas em toda a cavidade oral, provocando bastante dor no paciente.
O tratamento é feito através de medicamentos que podem ser indicados pelo dentista.
7. Bruxismo
Dores de cabeça e dor na região dos maxilares podem ser sinal de bruxismo.
O bruxismo ocorre quando se pressionam os dentes com força, geralmente quando estamos a dormir, causando, inclusive, um desgaste nos dentes.
A dor pode agravar-se se houver situações de stress ou ansiedade, portanto além de protetores orais, é recomendado ao paciente procurar ajuda psicológica para ajudar na tensão.
8. Abcesso
Ocorre quando há uma infecção nos dentes, provocada por um acúmulo de pus, formando um quisto na gengiva que é chamado de abcesso dentário.
Essa inflamação tem origem no dente, mas a gengiva também é afetada. A dor neste caso é bem forte, o que pode motivar a uma consulta de emergência ao seu dentista.
O abscesso dentário é causado por cáries não tratadas, gengivites ou periodontites, mas para saber mesmo a causa, só fazendo uma radiografia. O seu tratamento é cuidar do dente inflamado e também a drenagem do pus que se acumulou.
9. Pericoronarite
Atinge a coroa do dente, ocorrendo durante a erupção de uma estrutura dentária, sendo bem comum ocorrer na eclosão do dente do siso. Geralmente afeta os dentes de baixo, por causa da acumulação de restos de alimentos que ficam entre a gengiva e o dente, proliferando bactérias. A forma de prevenção é ir regularmente ao dentista e manter uma boa higiene oral.
10. Fluorose Dentária
Atinge mais as crianças no estágio de formação dos dentes. Trata-se de excesso de flúor no esmalte do dente, causando manchas e defeitos na forma do dente. Pode afetar tanto os dentes de leite quanto os permanentes.
Usar muita pasta de dentes na infância pode ser uma das causas dessas manchas, que não desaparecem, sendo possível amenizá-las realizando tratamentos dentários com um profissional qualificado.
Nossos hábitos X Problemas dentários
Hábitos como fumar e beber muito café e vinho também podem ser prejudiciais para a saúde dos seus dentes. A melhor maneira de combater todos esses problemas citados acima é a prevenção. As doenças podem ser evitadas, na sua maioria, com visitas regulares ao dentista e com uma boa higiene oral.
Não deixe de escovar os dentes sempre após as refeições, passe o fio dentário pelo menos uma vez ao dia e assim estará a contribuir para uma melhor saúde oral.
Pretende agendar uma consulta dentária em Lisboa?
Ligue para (+351) 211 552 308 (Chamada para a rede fixa nacional), ou utilize o formulário abaixo e marque uma Consulta de Avaliação Geral.