skip to Main Content
Mitos: Saiba Toda A Verdade Sobre Os Seus Dentes!

Mitos: Saiba toda a verdade sobre os seus dentes!

Há muitos mitos sobre os nossos dentes, higiene oral, sensibilidade dentária e sobre as cáries: fique a saber toda a verdade no nosso post de hoje no blog Mint!
Afinal, é mesmo verdade que as grávidas têm mais problemas de saúde oral? A sensibilidade dentária é correspondente a uma carie?

Mito: Deve escovar os dentes após cada refeição.
A verdade é que deve esperar entre 30 a 60 minutos antes de o fazer. Sabe porquê? Porque o ambiente ácido que é formado pela saliva após a ingestão de carbohidratos, faz com que o esmalte “amoleça”. Isto quer dizer que se escovar os dentes mesmo depois da sua refeição, vai acabar por eliminar parte do esmalte com a escovagem. Assim, deve esperar um pouco após cada refeição.

Mito: Dentes sensíveis têm sempre cárie.
Apesar de algumas cáries poderem causar sensibilidade ao frio e doces, nem todas o fazem. A sensibilidade dentária pode ter muitas causas, por isso se sofre desta patologia, marque uma consulta na MINT e confirme que está tudo bem com a sua dentição e gengivas, e descubra o que pode fazer para evitar ou eliminar a sua sensibilidade e dentária!

Mito: Aparelho é só para crianças ou adolescentes.
Está sempre a tempo de melhorar a sua saúde oral e a sua aparência com um aparelho dentário! Já existem muitas opções diferentes, pelo que se gostaria de endireitar os seus dentes tem disponível opções como o aparelho Invisalign – um aparelho dentário transparente e praticamente imperceptível. Marque uma consulta e descubra a melhor opção para o seu caso em particular.

Mito: Mulheres grávidas têm mais problemas dentários e têm tendência para perder dentes.
Desde que o seu regime de higiene oral seja sempre praticado ao longo da gravidez, não há nenhuma razão para as mulheres grávidas terem mais probabilidade de terem cáries ou perda de dentes. Eventualmente, o que poderá acontecer é uma mudança nos hábitos alimentares – aumento da ingestão de açucares ou alimentos ácidos -, não seguidos da devida higiene oral necessária à prevenção das cáries dentárias. Por isso, se estiver grávida, ponha a sua saúde sempre no topo das prioridades e não se esqueça de os lavar bem diariamente e de continuar a ir a consultas de 6 em 6 meses ao seu dentista.

Mito: Não se deve escovar os dentes se a gengiva está a a sangrar.
Se as suas gengivas sangram aquando da escovagem dentária, isto significa que está com uma inflamação na gengiva. Muitas vezes, tudo o que basta para se ver livre do sangramento e inflamação das gengivas, é um reforço na higiene oral, removendo bem a placa bacteriana, partículas de comida e mantendo os seus dentes, gengiva e língua limpos. 
Para tal, deve usar uma escova suave ou de média rigidez, pasta dentifrica e bochechar com elixir.
Se não sabe quais os produtos mais indicados para si, marque já a sua consulta com o seu médico Dentista ou Higienista Oral.

Mito: É sempre preciso remover cirurgicamente os  dentes do siso.
Nem sempre os sisos têm de ser removidos! Apenas se torna numa necessidade quando estes causam problemas (como por exemplo causar dores, empurrar os restantes dentes já acomodados causando apinhamento, crescimento do dente pela lateral da gengiva, entre outros). Por isso, visite o seu dentista e faça um raio-X panorâmico para confirmar se precisa ou não de remover os seus sisos – pode surpreender-se com a resposta!

Agora que já sabe ainda mais sobre a sua dentição, cáries, aparelhos e higiene oral, não se esqueça de visitar o seu dentista regularmente para que ele possa avaliar e seguir a evolução da sua dentição e eventuais necessidades para intervenções!