Dentes de Leite: Quando Nascem e Quando Caem?
19/06/2021Uso de Aparelho Dentário em Crianças é Importante?
06/09/2021O mau hálito é um problema dentário que não afeta só os adultos, também afeta as crianças. Na maioria das vezes, a causa do mau hálito nas crianças deve-se a uma má higiene oral.
Quando as crianças não têm bons hábitos de escovagem dos dentes e não usam fio dental regularmente, a placa bacteriana pode acumular-se e as bactérias multiplicam-se, causando mau cheiro na boca, também conhecido como halitose.
A halitose é muito comum nas crianças e é causada por bactérias que vivem na boca e sobrevivem de restos de comida e da placa bacteriana que se forma nos dentes. Quando as bactérias se alimentam, podem produzir sulfureto de hidrogénio e é esta substância que dá o mau cheiro.
As causas para o mau hálito nas crianças são múltiplas, sendo a mais comum uma higiene oral deficiente. Por isso é importante verificar como as crianças escovam os dentes e se usam corretamente o fio dentário. Muitas bactérias podem permanecer na língua, mesmo depois da escovagem dos dentes o que pode contribuir para o mau hálito.
Causas do mau hálito nas crianças (halitose infantil)
Além da má higiene oral, doenças como diabetes, infeções no estômago, insuficiência renal, problemas hepáticos e cancro da boca, podem causar mau hálito às crianças.
Abaixo, citamos algumas causas da halitose em crianças:
Sinusite
Problemas com a sinusite provocam a recolha de líquidos nas passagens nasais e na garganta, tornando-o o local perfeito para a recolha de bactérias, o que vai causar mau hálito.
Amígdalas inflamadas
As amígdalas saudáveis devem ser rosadas e sem manchas, mas quando estão inflamadas são vermelhas, podem ter manchas brancas e ter mau odor.
Boca Seca ou respirar pela boca
Chupar os dedos, usar chupeta, medicamentos e desidratação geral podem todos causar secura na boca das crianças. Da mesma forma, a respiração pela boca durante o sono pode fazer com que a saliva se evapore. A saliva desempenha um papel importante na lavagem das bactérias causadoras de odores, e a falta de saliva pode também levar ao aparecimento de cáries dentárias.
Alimentação
Certos alimentos e vegetais como o alho, cebolas e especiarias fortes podem criar um cheiro desagradável. Quando estes alimentos são absorvidos a suas moléculas que causam cheiro entram na corrente sanguínea e são excretadas gradualmente através dos pulmões e da respiração.
Objetos estranhos na boca
As crianças são curiosas, e as suas narinas têm o tamanho certo para inserir pequenos objetos como contas, feijões, acessórios de brinquedos e comida. Quando estes objetos são alojados nas passagens nasais de uma criança, pode criar uma infeção com um cheiro desagradável
Como resolver o mau hálito das crianças?
A melhor forma de evitar o aparecimento da halitose nas crianças é uma boa higiene oral. A criança deve escovar os dentes duas vezes por dia durante dois minutos, de preferência com supervisão de um adulto.
Para as crianças com menos de 3 anos deve ser utilizada uma pasta de dentes infantil numa quantidade do tamanho de um grão de arroz e no tamanho de uma ervilha para crianças mais velhas. É necessário acompanhar o processo de escovagem para evitar que as crianças engulam a pasta ou que a deitem fora.
Quando escovarem os dentes, convém que também limpem a língua, porque pode facilmente apanhar bactérias causadoras de odores.
Assim que a criança tiver dois dentes em contacto, é melhor começar a limpar entre os dentes usando o fio dentário diariamente. Isto ajuda a remover as partículas alimentares causadoras de odores e ajuda a evitar a acumulação de placa bacteriana.
Check-ups regulares e limpezas profissionais com o dentista são essenciais, logo que a criança tenha o seu primeiro dente para identificar e tratar qualquer problema de cuidados orais o mais cedo possível.
Se o mau hálito se prolongar mesmo depois de se implementar uma melhor rotina de higiene oral e o dentista determinar que a boca da criança é saudável, deverá ser procurada ajuda médica para testes adicionais, no sentido de diagnosticar a causa subjacente da halitose.
Quer se trate de má higiene oral, uma cárie, doença das gengivas, feridas na boca, ou infeções da boca que podem segregar um odor que nem a melhor escovagem consegue eliminar, é sempre importante levar a criança a visitar regularmente o dentista para uma limpeza profissional e check-ups regulares para garantir uma saúde oral em pleno.
Pretende agendar uma consulta?
Ligue para (+351) 211 552 308 (Chamada para a rede fixa nacional), ou utilize o formulário abaixo e marque uma Consulta de Avaliação Geral.