As manchas brancas são um problema que parece inofensivo, pois muitas vezes estão associadas apenas a uma questão estética e, na maioria dosa casos, não provocam sintomas ao paciente.
No entanto, as manchas podem ser um problema com consequências futuras, como acontece no caso das cáries.
A gravidade da situação só pode ser avaliada por um especialista, mas antes de agendar a sua consulta na Clínica MINT, saiba quais as possíveis causas deste problema dentário, quais os tratamentos e, se ainda não tiver manchas, como as pode evitar.
Para que entenda o porquê de surgirem manchas brancas nos dentes, deve saber que o esmalte dentário é constituído em 90% por substâncias minerais e nos restantes 10% por água e materiais orgânicos. Esse é o equilíbrio natural.
No entanto, durante a formação dentária, várias substâncias podem influenciar o desenvolvimento, resultando em desequilíbrios. As manchas brancas são o resultado desses desequilíbrios.
Além da influência de substâncias durante a formação, as manchas brancas também surgem devido a outros problemas, como será mencionado ao longo do conteúdo.
Caso detete manchas brancas nos seus dentes, o primeiro passo é marcar uma consulta com o seu dentista para entender qual a causa do problema ou desequilíbrio. Com essa informação, pode ser feito o tratamento e podem ser implementadas medidas de prevenção para o futuro.
A fluorose dentária é a causa mais comum no surgimento de manchas brancas, mas não é a única. Outras causas comuns são as cáries, hábitos incorporados no seu estilo de vida ou, até, acidez excessiva na boca.
Uma consulta no seu dentista é o suficiente para que se entenda a causa do problema e para que se proceda ao tratamento adequado.
Este termo está associado às alterações químicas que ocorrem durante a formação dentária, normalmente resultado de um uso excessivo de flúor. Este uso excessivo está muito associado às crianças.
Apesar de esta substância ser essencial e ajudar a manter o equilíbrio dos minerais, o seu uso excessivo tem consequências, nomeadamente o aparecimento das manchas brancas. A alteração da estrutura do dente afeta a estética do paciente e, em alguns casos, a própria saúde.
As manchas resultantes do uso excessivo do flúor podem ser removidas através de um branqueamento dentário. Existem, ainda, outros tratamentos que irão ser mencionados ao longo do conteúdo.
Estilo de vida
Se tem por hábito o consumo de bebidas alcoólicas ou o tabagismo, pode promover o aparecimento de manchas brancas nos dentes. Estes dois hábitos resultam na desidratação, o que pode conduzir a este quadro clínico.
Remover estes hábitos do seu estilo de vida pode não ser o suficiente para regredir este aparecimento. Fale com o seu dentista para saber quais as medidas necessárias.
As cáries são conhecidas como sendo escuras. Sendo assim, como as manchas brancas estão envolvidas? As cáries começam o seu processo com a desmineralização do esmalte e, durante o processo, surgem as manchas brancas.
Nesta fase inicial é difícil distinguir se a causa será uma cárie, daí a importância de marcar uma consulta com o dentista. Este irá analisar a situação e se, efetivamente, a causa das manchas for uma cárie, o tratamento será feito antes de ter consequências para a sua saúde.
Este problema pode ser evitado com uma boa higiene oral e com visitas regulares ao dentista.
Esta condição pode provocar o aparecimento de manchas, mas também a alteração na cor ou irregularidades estruturais.
A causa desta doença pode ser hereditária, mas também traumas, cáries nos dentes de leite, défice vitamínico, uso de alguns medicamentos, entre outras.
A acidez excessiva será o último ponto que vamos abordar nas possíveis causas, mas existem outras que podem ser diagnosticadas numa consulta.
A acidez resulta da alteração do pH bucal que, normalmente, acontece devido ao consumo de alimentos ácidos ou à baixa qualidade do fluxo salivar. Quando a acidez surge, ocorrem alterações no esmalte devido à desmineralização.
Este é um problema que deve ser tratado o mais depressa possível, pois além das manchas nos dentes, também pode ocorrer a erosão dos mesmos.
Estas manchas brancas, regra geral, são assintomáticas. Devido à ausência de sintomas, muitos pacientes não marcam consulta com um profissional. Isto é incorreto porque o problema pode evoluir para algo pior.
Por exemplo, se a causa das manchas for uma cárie, em pouco tempo irá danificar o dente e o tratamento será mais difícil. No caso da cárie, dependendo do estado, também pode sentir dores.
Apesar de assintomáticas, as manchas podem provocar uma quebra na auto-estima do paciente, tal como a maioria dos problemas dentários.
Mesmo com as consequências a nível de auto-estima, muitos pacientes esperam que as manchas desapareçam. No entanto, após o aparecimento destas manchas, a remoção só será conseguida com um tratamento.
Se ainda não tem manchas brancas ou se fez um tratamento para remoção e não quer que voltem a aparecer, deve ter alguns cuidados com os dentes. Seguem-se alguns dos que consideramos mais importantes – e que resultam!
Caso tenha manchas nos dentes, acreditamos que esperou todo o artigo por esta resposta: o tratamento vai depender da causa do problema. Lembrando que as manchas podem estar associadas a mais do que um problema e, nesse caso, o tratamento pode ser mais demorado.
O branqueamento dentário é um tratamento estético que permite ao paciente ter um sorriso mais branco, sem que os seus dentes sejam danificados. Neste caso, o tratamento dentário iria atuar nas manchas brancas, removendo-as.
O que acontece neste tratamento é a remoção da camada mais externa, resultando na remoção das manchas brancas dos dentes.
Além da vantagem mencionada, o tratamento também irá branquear o seu sorriso, melhorando significativamente a estética dentária e a própria auto-estima. Existe, no entanto, um limite de “branco” que é possível alcançar nos tratamentos, portanto mantenha as expetativas dentro das possibilidades do seu caso.
Seja qual for o nível de branco possível nos seus dentes, acreditamos que deixe o consultório com um sorriso no rosto.
Este é um dos tratamentos preferidos para a resolução das manchas brancas, devido a ser pouco invasivo e a ter um desgaste menos acentuado para o paciente.
Na microabrasão, através do uso de químicos, é possível remover a camada mais superficial do esmalte ou retirar, apenas, a parte afetada pela mancha branca.
Em alguns casos, no final do tratamento, o dentista pode aplicar flúor, sendo excelente para a proteção da sua boca.
Em casos de fluorose muito acentuada, as facetas dentárias podem ser a melhor solução.
Apesar de ser uma técnica mais invasiva, as facetas dentárias, ou lentes de contacto dental, podem alterar completamente o seu sorriso e resolver o problema de forma rápida. Estas permitem alterar a cor, a forma, o tamanho ou o comprimento dos dentes.
As facetas são desenhadas e personalizadas para cada caso específico, produzidas com um material de elevada resistência. Os materiais de última geração mimetizam de forma perfeita a dentição natural.
Resumindo o conteúdo, se tem manchas brancas nos dentes, deve começar por, numa consulta com o seu dentista, descobrir a razão do desequilíbrio. Descoberta a causa, pode ser feito o tratamento e implementados novos hábitos para evitar o aparecimento das manchas novamente.
Lembre-se, ainda, de tomar atenção à saúde oral da criança pois este problema tende a aparecer muito cedo.
Agende uma Consulta para verificar o estado de sua Saúde Oral com o Dr. Eduardo Bastos.
Ligue para (+351) 211 552 308 (Chamada para a rede fixa nacional), ou utilize o formulário abaixo e entraremos em contacto consigo.