Conheça os 10 Problemas Dentários mais Comuns em Portugal
08/06/2021Dentes de Leite: Quando Nascem e Quando Caem?
19/06/2021Sabe a diferença entre gengivite e periodontite?
Esses são os dois tipos mais importantes de doenças da gengiva. Saber diferenciá-los é fundamental para que tenhamos um controle maior sobre a própria saúde. No vídeo acima, explicamos:
- O que é gengivite? 00:15
- O que é periodontite? 0:25
- Sintomas e causas 00:38
- Como tratar a gengivite e a periodontite 01:13
- Sensibilidade dentária
O que é gengivite?
Na forma mais suave da doença, a gengivite é considerada como um estado inicial da doença periodontal, consiste numa inflamação apenas ao nível da gengiva e é, portanto um problema reversível.
Na gengivite, as gengivas ficam avermelhadas (inflamadas), incham e ocorre o sangramento das gengivas. Geralmente há pouco ou nenhum desconforto.
A gengivite é frequentemente causada por higiene oral inadequada, porém é reversível com tratamento profissional e uma boa higiene oral em casa.
O que é periodontite?
A gengivite não tratada pode originar a periodontite em pacientes que são suscetíveis a esta doença periodontal.
A periodontite, por sua vez, é irreversível e envolve já algum grau de perda óssea, ao ponto de, num estado avançado, poder levar à perda de dentes.
Periodontite leva a perda dos dentes. Entenda o processo:
Com o tempo, a placa bacteriana pode-se espalhar e crescer abaixo da linha da gengiva.
As toxinas produzidas pelas bactérias na placa irritam as gengivas. As toxinas estimulam uma resposta inflamatória crônica provocando uma destruição dos tecidos e ossos que sustentam os dentes.
As gengivas separam-se dos dentes, formando bolsas (espaços entre os dentes e as gengivas) que infectam. Conforme a doença progride, os bolsos aprofundam-se e mais tecido e osso de gengiva são destruídos.
Frequentemente, este processo destrutivo tem sintomas muito suaves. Eventualmente, os dentes podem ficar soltos e podem ter que ser removidos.
⚠️ Acha que pode ter periodontite? Agende já a sua consulta.
Existe também a peri-implantite
Além das citadas acima, temos também a peri-implantite: doença periodontal nos implantes.
Apesar de não se tratar exatamente do mesmo processo, as doenças periodontais também podem afetar os implantes dentários.
Designam-se de peri-implantites e quando estabelecidas podem pôr em causa o sucesso e sobrevivência de um implante.
Desta forma, é fundamental uma boa higiene oral diária bem como consultas de manutenção, mesmo em pessoas reabilitadas totalmente sobre implantes.
Causas da Gengivite e Periodontite:
A principal causa das doenças periodontais é a placa bacteriana, uma película pegajosa e incolor que constantemente se forma nos dentes que consiste em doze bactérias específicas.
No entanto, outros fatores que irei descrever abaixo também afetam a saúde das gengivas.
1. Tabagismo
Como provavelmente já sabe, o uso do tabaco está ligado a muitas doenças graves, como cancro, doenças pulmonares e doenças cardíacas, além de inúmeros outros problemas de saúde. O que talvez não saiba é que os fumadores também correm maior risco de doença.
De fato, estudos recentes mostraram que o uso do tabaco pode ser um dos fatores de risco mais significativos no desenvolvimento e progressão da doença periodontal.
2. Genética
Pesquisas comprovam que até 30% da população pode ser geneticamente suscetível a doenças na gengiva. Apesar dos hábitos agressivos e do descuido na higiene oral, essas pessoas podem ter seis vezes mais probabilidades de desenvolver doença periodontal.
3. Gravidez e Puberdade
Como mulher, sabe que as suas necessidades de saúde são únicas. Sabe que escovar e usar fio dentário diariamente, uma dieta saudável e exercícios regulares são importantes para ajudar a ficar em forma.
Também sabe que, em momentos específicos da sua vida, precisa cuidar mais de si mesmo. Tempos em que amadurece,por exemplo, puberdade ou menopausa, e momentos em que tem necessidades especiais de saúde, como menstruação ou gravidez.
Durante esses momentos específicos, o seu corpo apresenta alterações hormonais. Essas alterações podem afetar muitos dos tecidos do seu corpo, incluindo as suas gengivas. As suas gengivas podem tornar-se sensíveis e, às vezes, reagem fortemente às flutuações hormonais. Isso pode torná-la mais suscetível a doenças nas gengivas.
4. Stress
Como provavelmente já sabe, o stress está ligado a muitas doenças graves, como hipertensão, cancro e muitos outros problemas de saúde. O que pode não saber é que o stress também é um fator de risco para a doença periodontal.
Pesquisas demonstram que o stress pode tornar mais difícil o corpo combater infecções, incluindo doenças periodontais.
5. Medicamentos
Alguns medicamentos, como anticoncepcionais orais, antidepressivos e certos medicamentos para o coração, podem afetar sua saúde oral.
Assim como informa o seu farmacêutico e outros profissionais de saúde sobre todos os medicamentos que está a tomar e sobre quaisquer mudanças na sua saúde geral, deve também informar o seu médico dentista.
6. Ranger os Dentes
Alguém já lhe disse que range os dentes à noite? O seu maxilar está dolorido de tanto apertar os dentes quando está a fazer um teste ou a resolver um problema no trabalho?
Apertar ou ranger os dentes (bruxismo) pode exercer uma força excessiva sobre os tecidos de suporte dos dentes e acelerar a taxa de destruição desses tecidos periodontais principalmente na presença de doença periodontal existente em algumas pessoas.
7. Diabetes
Diabetes é uma doença que causa níveis alterados de açúcar no sangue. A diabetes desenvolve-se a partir de uma deficiência na produção de insulina ou a incapacidade do corpo usar a insulina corretamente.
Se é diabético, corre um risco maior de desenvolver infecções, incluindo doenças periodontais.
8. Nutrição Pobre
Como já deve saber, uma dieta pobre em nutrientes importantes pode comprometer o sistema imunológico do corpo e tornar mais difícil para o corpo combater a infecção. Como a doença periodontal é uma infecção grave, a má nutrição pode piorar a saúde das suas gengivas.
Sintomas da Gengivite e da Periodontite
Sintomas da Gengivite
A hemorragia ou sangramento das gengivas quando se escova os dentes é provalvemente o primeiro sinal de alerta que leva as pessoas a procurarem o médico dentista.
Esta hemorragia é causada pela placa bacteriana acumulada que inflama a gengiva e esta, por sua vez, sangra.
Simultaneamente pode existir algum edema ou inchaço e mudança na cor, passando a gengiva de um rosa pálido para um tom mais avermelhado.
Todos estes sinais descrevem o quadro de gengivite.
Sintomas da Periodontite
Na periodontite, para além dos sinais da gengivite, começamos a observar bolsas gengivais, ou seja, zonas onde começa a existir um descolamento de gengiva e onde se acumulam as bactérias e toxinas que promovem a infeção.
Para além destas bolsas podem ainda verificar-se recessões gengivais, triângulos negros entre os dentes como resultado da recolha da gengiva, aparecimento das raízes dos dentes, mobilidade dentária e até mesmo exfoliação ou seja, os dentes caem espontaneamente.
Como tratar Gengivite e Periodontite?
Após a consulta de avaliação e diagnóstico periodontal, a primeira fase de tratamento de uma doença na gengiva consiste na eliminação do agente causador e minimização dos fatores de risco.
São realizadas destartarizações e alisamentos radiculares, quando necessários, para uma descontaminação eficaz da cavidade oral.
O alisamento radicular é a higienização e descontaminação das raízes por baixo das gengivas, de forma profunda, feito com anestesia local.
Na nossa página sobre Periodontologia e Doenças Periodontais, pode conhecer diversos tipos de tratamentos realizados na Clínica MINT, como: destartarização, cirurgia de retalho da gengiva, enxerto gengival, gengivectomia, entre outros. Clique no botão:
Quando ir a uma consulta de periodontologia?
Se sente que a sua gengiva sangra muito, está sempre inchada, tem uma retração gengivas grande, dentes abanam, tem mau hálito ou tem familiares com periodontite, consulte um médico dentista que se dedica a este tipo de patologias. Talvez seja a hora de realizar um tratamento periodontal.
Um bom diagnóstico e planeamento podem abrandar um pouco o processo de periodontite ou tratar a sua saúde oral de uma forma mais definitiva.
As doenças periodontais, incluindo gengivite e periodontite, são infecções graves que, se não são tratadas com um bom planeamento desde o início, podem levar à perda de todos os dentes.
Pretende tratar gengivite ou periodontite?
Ligue para (+351) 211 552 308 (Chamada para a rede fixa nacional), ou utilize o formulário abaixo e marque uma Consulta de Avaliação Geral.