skip to Main Content
Cáries E Doces: Tudo O Que Precisa De Saber Para O Halloween!

Cáries e Doces: Tudo o que precisa de saber para o Halloween!

Em toda a sua vida ouviu dizer que os doces fazem mal e criam cáries nos seus dentes. Hoje que é Dia das Bruxas ou Halloween, se tem como tradição festejar a data, fique a saber toda a verdade sobre as caries dentárias e os doces!

 

  1. cáriesA verdade é que, enquanto os doces acabam por criar cáries nos dentes, apenas tem de se preocupar se os doces forem ingeridos em excesso: procure não comer doces diariamente e evitar as bebidas com adição de açúcar. É importante manter a higiene oral todos os dias! Por isso não se esqueça de lavar bem os seus dentes antes de se ir deitar depois da “colheita” do Dia das Bruxas.
  2. Sabia que os doces, apesar de terem grande peso na formação de cáries, não são os únicos culpados das caries? A verdade é que ao ingerirmos carboidratos (pão, massa, arroz, batatas…), as bactérias na nossa boca produzem um ácido que, combinado com a saliva, forma placa nos seus dentes. É a placa que contribui para o deterioração do dente e corroí o esmalte, o que resulta em pequenas fissuras na superfície do dente e depois em cáries. Por isso não culpe só os doces do Halloween se tiver uma cárie.
  3. Algumas comidas têm tendência para ficarem presas entre os dentes, enquanto que outras não – ou seja, há comidas mais propensas a “criar” cáries nos seus dentes. Por exemplo, doces duros, como o caramelo, passas, cereais e rebuçados, vão ficar presos aos seus dentes por mais tempo. Já as frutas e iogurtes são alimentos que facilmente são limpos dos seus dentes mesmo com a sua própria saliva. Claro que isto não invalida a escovagem dos seus dentes e a limpeza após a ingestão destes alimentos mais “limpos”!
  4. A forma como come tem peso na forma como a placa se forma nos seus dentes. Por exemplo, beber uma bebida com açúcar adicionado toda de uma vez, é mais benéfico para os seus dentes do que ir bebericando ao longo do dia. Porquê? Porque o ácido criado pelo processamento do açúcar tem efeito sobre os seus dentes 30min após a sua ingestão. Assim, sempre que volta a dar um golo da sua bebida, o cronómetro decrescente volta ao início e acaba por ter mais probabilidade de criar placa nos seus dentes, e, por consequência, cáries! Nota: se aplicar esta máxima aos doces do Halloween, não coma todos de uma vez – não nos responsabilizamos por dores de barriga, só pelo bem-estar da sua boca, gengivas e dentes.
  5. Comidas acídias são as piores. Por isso este Halloween, evite comer gomas ácidas em excesso!

 

Agora que já vai armado com as verdades sobre as cáries, divirta-se este Halloween e não se esqueça de agendar a sua consulta de Higiene Oral! 😀