skip to Main Content
Bruxismo: O Que é E Como Tratar

Bruxismo: O que é e como tratar

Sofre de dores de cabeça? Dores na mandíbula inferior? Sente o pescoço tenso? E sabia que estes sintomas podem ser indicativos de bruxismo? 
É importante conhecer o nosso corpo e saber interpretar os sinais que ele nos dá. Não se esqueça: se sofre destes sintomas, é importante que visite o seu médico dentista e que na consulta o informe de que tipo de dores tem, pois apenas o médico vai poder diagnosticar e indicar qual o tratamento que deve seguir. Fique a conhecer esta patologia com o nosso artigo MINT de hoje.

O que é o Bruxismo?
O bruxismo, também intitulado de briquismo, é o ranger ou apertar involuntário dos dentes. Causa não só mau estar físico, dores de cabeça e músculos da mandíbula doridos, como também tem uma enorme influência sobre a sua saúde oral.

O bruxismo ao não ser diagnosticado e tratado, pode ao longo do tempo soltar os seus dentes e desgastar o seu esmalte.

BRUXISMOComo posso saber se tenho bruxismo?
Se sofre dos seguintes sintomas, pode sofrer de bruxismo:

  1. Contracções rítmicas dos músculos da mandíbula;
  2. Ranger dos dentes audível (o/a seu/ua parceiro/a pode reparar no som do ranger dos seus dentes durante a noite);
  3. Estalos ou cliques quando mexe a mandíbula (ao abrir/fechar a boca);
  4. Dores nos músculos faciais durante um longo período de tempo;
  5. Danos nos dentes, restaurações partidas e gengivas feridas;
  6. Dor de cabeça;
  7. Mandíbula inferior inchada.

Contudo, deverá sempre consultar o seu médico dentista por forma a que ela o possa diagnosticar devidamente.

Como se trata?
Dependendo do que causa o problema, o tratamento difere. Existem algumas formas de tratar esta patologia:

  1. Uso de uma goteira. É uma peça de plástico que envolve os seus dentes e que impede que os dentes de cima e de baixo toquem uns nos outros. A goteira não é uma cura para o bruxismo, e sim uma forma de prevenir os danos que podem vir a ser causados pelo ranger dos dentes.
  2. Exercícios de relaxamento. O stress é uma das principais causas do bruxismo. Assim, técnicas de relaxamento podem e devem ser utilizadas para ajudar a descontrair o corpo e a mente. Qualquer meio pode ser uma forma de relaxamento, como ouvir música, ler um livro, fazer um passeio, tomar um longo banho de imersão, fazer meditação ou exercício. Pode também procurar a ajuda de terapia com um Psicólogo, o que poderá também ajudar a descobrir a sua causa de stress diário e como o controlar. Pode também aplicar uma toalha húmida e morna junto à sua cara, de forma a ajudar a relaxar os músculos da cara.
  3. Aperfeiçoar a sua mordida. Caso tenha uma mordida anormal, ou seja, que os seus dentes não estejam direcionados de forma a que se “encaixem” sem dificuldade, poderá ter de corrigir este problema através de restaurações, coroas ou ortodontia (através de aparelho dentário).

Por isso, não espere mais se sofrer destes sintomas. Marque uma consulta com o Dr. Eduardo Bastos na Clínica MINT e exponha as suas dúvidas e problemas para que possa ser diagnosticada qualquer patologia e para que possa seguir um plano de tratamento de acordo com a causa da sua dor.*

*Apesar do bruxismo poder ser a causa do seu desconforto ou dor, também pode sofrer de outro tipo de patologia não relacionada com a sua saúde oral. Aconselhamos em todo o caso, a pedir a opinião ao seu médico dentista e ao seu médico de família, para que o seu caso seja seguido e devidamente tratado.