Mitos e Verdades Sobre os Seus Dentes!
05/01/2017Maus Hábitos e Problemas Dentários Frequentes em Crianças
25/01/2017Sofre de dores de cabeça? Dores na mandíbula inferior? Sente o pescoço tenso?
Sabia que estes sintomas podem ser indicativos de bruxismo?
É importante conhecer o nosso corpo e saber interpretar os sinais que ele nos dá. Não se esqueça: se sofre destes sintomas, é importante que visite o seu médico dentista e que na consulta o informe de que tipo de dores tem, pois apenas o médico vai poder diagnosticar e indicar qual o tratamento que deve seguir. Fique a conhecer esta patologia com o nosso artigo MINT de hoje.
▶️ Neste vídeo, com a participação da nossa paciente Adri da Silva, o Dr Eduardo Bastos explica o melhor tratamento para acabar com o bruxismo.
Bruxismo: o que é?
O bruxismo é o ranger dos dentes ou o apertar involuntário dos dentes. Causa não só mau estar físico, dores de cabeça e músculos da mandíbula doridos, como também tem uma enorme influência sobre a sua saúde oral.
Pode ser classificado como:
- bruxismo diurno (briquismo): acto de ranger os dentes acordado, durante o dia.
- bruximo noturno (ou bruxismo do sono): que ocorre quando se está a ranger os dentes a dormir.
Em Portugal, o termo “briquismo” não é utilizado, pois diferenciamos o bruxismo apenas como diurno ou noturno.
Sintomas do bruxismo: como saber se tenho?
O tipo de bruxismo mais comum ocorre quando fazemos fricção entre os dentes de cima e inferiores da boca, em movimentos de um lado para o outro. Outra forma de bruxismo ocorre quando exercemos pressão entre os dentes, a apertar uns contra os outros. Ocorre na maioria das vezes quando as pessoas estão irritadas, ansiosas ou muito concentradas em alguma atividade.
- Contracções rítmicas dos músculos da mandíbula;
- Ranger dos dentes audível (o/a seu/ua parceiro/a pode reparar no som do ranger dos seus dentes durante a noite);
- Estalos ou cliques quando mexe a mandíbula (ao abrir/fechar a boca);
- Dores nos músculos faciais durante um longo período de tempo;
- Danos nos dentes, restaurações partidas e gengivas feridas;
- Dor de cabeça;
- Mandíbula inferior inchada.
O meu bebé range os dentes. É sinal de bruxismo em bebés?
Crianças rangerem os dentes é comum nos primeiros anos de vida, mas esse hábito deve desaparecer ao longo do tempo. Se isso não ocorrer, deve procurar um dentista pediátrico.
Uma das principais razões para este ranger de dentes acontecer é o facto da criança ainda se estar a habituar à presença de um crescente número de dentes na boca e também devido ao próprio alinhamento dos dentes, que se está a desenvolver.
O que causa o bruxismo?
O stress é uma das principais causas do bruxismo diurno e noturno. Porém, hábitos exagerados no consumo de bebidas alcoólicas e com cafeína (cafés e energéticos), o tabagismo exagerado e o uso de algumas drogas estimulantes, como a cocaína, podem levar a ranger os dentes também de forma frequente.
Deverá sempre consultar o seu melhor médico dentista por forma a que ele o possa diagnosticar devidamente.
Bruxismo: tratamentos
Dependendo do que causa o problema, o tratamento para o bruxismo difere. Abaixo, algumas formas de tratar esta patologia:
1. Goteira de Relaxamento para evitar danos do bruxismo
Utilizar uma goteira de relaxamento (ou goteira oclusal) é o principal tratamento para o bruximo nos dentes. Esta goteira deve ser personalizada para cada paciente, por parte do dentista.
É um molde de plástico que envolve os seus dentes e que impede que os dentes de cima e de baixo toquem uns nos outros.
A goteira não é uma cura para o bruxismo, e sim uma forma de prevenir os danos que podem vir a ser causados pelo ranger dos dentes. Ela protege o esmalte dos dentes e, como não existe qualquer ponto de contacto entre os dentes, a função muscular fica como que inutilizada.
2. Toxina botulínica no tratamento do bruximo
Outro tratamento para o bruxismo é a aplicação de toxina botulinica. Em situações de bruxismo severo, injecções de toxina botulínica podem ser aplicadas no paciente, com intuito de relaxar parcial e temporariamente os músculos do maxilar que são responsáveis pelo ranger de dentes.
3. Técnicas de Relaxamento para o Bruxismo
A considerar que o stress é a maior causa do bruxismo diurno, exercícios de relaxamento podem e devem ser utilizadas para ajudar a descontrair o corpo e a mente.
Qualquer meio pode ser uma forma de relaxamento para o bruxismo, como ouvir música, ler um livro, fazer um passeio, tomar um longo banho de imersão, fazer meditação ou exercício.
Pode também procurar a ajuda de terapia com um psicólogo, o que poderá também ajudar a descobrir a sua causa de stress diário e como o controlar.
4. Aperfeiçoar a sua mordida pode ser uma necessidade
Caso tenha uma mordida anormal, ou seja, que os seus dentes não estejam direcionados de forma a que se “encaixem” sem dificuldade, poderá ter de corrigir este problema através de restaurações, coroas ou ortodontia (através de aparelho dentário).
Bruxismo e Periodontite: entrevista no Programa “Diga Doutor” RTP
Dr Eduardo Bastos explica como manter uma boa Higiene Oral, fala sobre Bruxismo e Periodontite em entrevista no Programa da RTP “Diga Doutor” com o médico de família Dr. João Ramos.
- Tempo (07:00): O que é a Periodontite? Quais as Causas, Tratamentos e Soluções para a Periodontite.
- Tempo (09:35): O que é o Bruxismo? Consequências e Tratamentos possíveis.
Agende uma consulta e pare de ranger os dentes:
Não espere mais se sofrer destes sintomas que informamos acima. Marque uma consulta dentária com o Dr. Eduardo Bastos na Clínica MINT e exponha as suas dúvidas e problemas para que possa ser diagnosticada qualquer patologia e para que possa seguir um plano de tratamento dentário de acordo com a causa da sua dor.*
*Apesar do bruxismo poder ser a causa do seu desconforto ou dor, também pode sofrer de outro tipo de patologia não relacionada com a sua saúde oral. Aconselhamos em todo o caso, a pedir a opinião ao seu médico dentista e ao seu médico de família, para que o seu caso seja seguido e devidamente tratado.
Desconfia que tem Bruxismo e deseja tratar?
Ligue para (+351) 211 552 308 (Chamada para a rede fixa nacional), ou utilize o formulário abaixo e marque uma Consulta de Avaliação Dentária Geral para verificar se tem bruxismo e o estado de sua Saúde Oral com o Dr. Eduardo Bastos. Exponha as suas dúvidas, para que possa ser diagnosticada e tratada qualquer patologia de acordo com a sua necessidade.