A agenesia dentária é uma das anomalias mais frequentes da cavidade oral e a sua incidência recai, maioritariamente, em indivíduos do sexo feminino. A percentagem de população portuguesa que enfrenta esta anomalia varia entre os 5,6% e os 6,5%.
A anomalia é frequentemente diagnosticada pelo dentista devido às consultas de rotina com os mais novos – e não só! Sendo assim, deve manter estas consultas com alguma regularidade.
Ao longo do artigo iremos explicar em que consiste a agenesia dentária, as consequências a nível de saúde, como é feito o tratamento e quais os dentes mais afetados.
Se a arcada dentária do seu filho apresenta a ausência de um ou mais dentes – durante o crescimento dos dentes primários ou permanentes, sendo que a maioria dos casos envolve os permanentes –, pode estar perante um caso de agenesia dentária.
Aos três anos de idade, caso a criança não tenha todos os dentes, o problema será identificado por um dentista. Já uma criança entre os 12 e os 14 anos, geralmente, já tem todos os dentes permanentes. Na ausência dos mesmos, será feito um exame diagnóstico.
O aparecimento desta anomalia pode surgir devido a alterações genéticas, hereditárias ou de desenvolvimento da própria criança.
A agenesia dentária afeta maioritariamente os segundos pré-molares inferiores, os incisivos laterais superiores e os segundos pré-molares superiores. Esta anomalia pode levar à ausência de apenas um dente ou à totalidade dos mesmos.
Marque consultas regulares com o seu dentista para que este possa analisar a sua arcada dentária ou a do seu filho. Dessa forma será possível cuidar da saúde oral eficazmente.
Numa fase inicial, durante uma consulta, o dentista pode desconfiar desta anomalia, mas a confirmação só será possível através de um exame diagnóstico: a radiografia.
Este método diagnóstico irá certificar a ausência do gérmen dentário – ou a sua presença inativa. Com consultas regulares a agenesia pode ser diagnosticada precocemente, permitindo um maior número de tratamentos possíveis.
Cada caso é um caso e a situação deve ser avaliada por um profissional, no entanto, alguns tratamentos comuns à maioria dos casos são os implantes ou facetas dentárias ou o uso de aparelho dentário.
Se por um lado os implantes e facetas vão reconstruir os dentes e suprimir as necessidades estéticas e motoras, por outro o aparelho dentário irá diminuir o espaço entre dentes. Cada solução está indicada para casos diferentes.
Os tratamentos devem ser elegidos com base na opinião de duas áreas: a ortodontia – para o reposicionamento dos dentes e organização dos espaços – e a implantologia – que pretende repor os dentes em falta.
Sendo a agenesia dentária uma anomalia a nível dos dentes, podem existir consequências a nível estético e a nível motor.
Se existem espaços entre os dentes, o sorriso será afetado. Sendo assim, e tendo em conta que o sorriso é o cartão de visita, o paciente pode sentir-se mais inseguro.
A longo prazo pode afetar a vida da própria pessoa devido a questões sociais e da própria imagem que a pessoa tem de si.
Já a nível motor pode existir dificuldade em ações tão simples como a mastigação. Nestas condições o paciente terá dificuldade em alimentar-se, algo que pode ser resolvido com o uso de próteses.
Ainda a nível motor, temos a fala. Sim, os dentes são essenciais para a articulação das palavras num momento de fala. A sua ausência dificulta todo o processo.
A melhor opção é marcar uma consulta com o seu dentista e descobrir se está, ou não, perante um caso de agenesia dentária.
Pessoas que sofrem com esta anomalia devem ter cuidados redobrados a nível de higienização. Com a falta de dentes, existem mais espaços para acumulação de bactérias, provocando mais problemas a nível de dentes e gengivas.
Para fazer uma higienização adequada deve ter em atenção os cuidados seguintes:
A agenesia dentária é uma questão séria que pode comprometer a sua saúde a diversos níveis. Sendo assim é importante manter-se a par da sua saúde oral, visitando o seu dentista com alguma frequência.
Leia também:
Fale com o seu dentista para escolher o melhor para si e volte a sorrir sem preocupações!
Ligue para (+351) 211 552 308 (Chamada para a rede fixa nacional), ou utilize o formulário abaixo e marque uma Consulta de Avaliação Dentária Geral para verificar o estado de sua Saúde Oral com o Dr. Eduardo Bastos e exponha as suas dúvidas, para que possa ser diagnosticada e tratada qualquer patologia de acordo com a sua necessidade.