skip to Main Content
7 Dicas Para Uma Higiene Oral Irrepreensível!
Portrait of a Smile --- Image by © Strauss/Curtis/Corbis

7 Dicas para uma Higiene Oral irrepreensível!

A higiene oral é muito mais do que escovar os dentes e usar o fio ou fita dentário.
Provavelmente muitos de vós foram ensinados a escovar os dentes duas vezes por dia e a usar o fio ou fita dentária pelo menos uma vez por dia. Mas sabia que a higiene e saúde oral passa também por outros factores essenciais ao seu bem-estar? Se não, ora veja:

1. Cuide da sua escova de dentes. Sim, é verdade! A escova de dentes, que tanto faz por nós e pela nossa saúde oral, por vezes é descurada e acabamos por não cuidar dela. Por isso, após lavar o dentes deve passar sempre bem por água a sua escova e deixá-la a secar na vertical. É importante que esta esteja bem descoberta e arejada! Assim impede que bactérias e pequenos organismos se formem entre as cerdas da sua escova. Troque a sua escova regularmente – de 3 em 3 meses ou quando vir que as cerdas da escova estão a começar a ceder/vergar.

2. Lave a sua língua. Não só é um acto higiénico e importante para impedir o aparecimento de bactérias: escovar a língua impede que tenha mau hálito*!

3. Fale com o seu dentista e higienista oral. É importante fazer visitas regulares ao seu dentista e higienista oral – pelo menos de 6 em 6 meses. Estes podem até fazer um plano específico para si e para a sua higiene oral! Cada caso é um caso, por isso informe-se. Não se esqueça de tirar todas as dúvidas sobre higiene oral ou qualquer questão sobre os seus dentes, gengivas ou maxilar aquando da sua visita ao dentista e higienista.

4. Escolha bem o que bebe (e come)! O que bebe todos os dias tem um impacto enorme sobre a saúde e higiene dos seus dentes. Por exemplo, bebidas gaseificadas com açúcar promovem as cáries dentárias. Prefira água, sumos de fruta, ou leite. Da mesma forma, evite também quaisquer alimentos com muito açúcar para evitar a formação de bactérias, placa e cáries!

5. Use flúor. Pode achar que é só para as crianças, mas é uma parte fulcral da higiene e saúde oral de toda a gente. Este fortalece o esmalte dos dentes e ajuda a prevenir cáries. Pode encontrar flúor em pastas de dentes e elixir. O seu dentista pode também sugerir tratamentos com flúor indicados para si.

6. Deixe de fumar. Se precisava de mais uma razão para deixar de fumar, aqui fica: a nicotina e o alcatrão nos cigarros não só tingem os seus dentes de amarelo, como também destroem as suas gengivas. Fumar cria um ambiente propício a bactérias e à formação de placa nos seus dentes e gengivas. Fumar danifica tecido, degrada o osso e aumenta a probabilidade de queda de dentes. Pior ainda: o tabaco aumenta a probabilidade de cancro oral!

7. Use um escovilhão. Por vezes o fio ou fita dentária não são suficientes para limpar entre os seus dentes. Se tem espaços largos entre os seus dentes, experimente utilizar um escovilhão para limpar essas áreas – estes existem em vários tamanhos, por isso se está na dúvida sobre qual é o certo para si, peça ajudar ao seu médico dentista ou higienista oral!

Agora que já sabe todas as dicas para uma higiene oral ainda melhor, não se esqueça de seguir este 7 passos ao longo da sua vida!
Não se esqueça de sorrir 😉

*Nota: O mau hálito pode ser causado por vários factores, como a acumulação de bactérias e/ou patologias dentárias ou digestivas. Visite regularmente o seu médico dentista e higienista oral para se certificar que está tudo bem com a sua dentição, gengivas e saúde oral geral.