Aftas: O que é, Causas, Como Tratar e Prevenir
24/11/2018Documentário Root Cause, Indigna Dentistas no Mundo
22/06/2019Saiba tudo sobre Branqueamento Dentário:
- O que é o branqueamento dentário?
- Quanto tempo dura?
- Todas as pessoas podem branquear os dentes?
- O branqueamento dentário precisa de manutenção?
A coloração amarela dos dentes pode ser hereditária, mas, na maioria dos casos, surge devido a hábitos e comportamentos quotidianos. A boa notícia é que é possível reverter a situação e devolver o brilho ao seu sorriso, com uma visita ao dentista.
Para esclarecer algumas Dúvidas sobre Branqueamento Dentário, que tanta curiosidade desperta hoje em dia, entrevistámos a nossa higienista oral.
Em poucas palavras, o que é o branqueamento dentário?
De forma simples, pode-se definir o branqueamento como um procedimento que torna os dentes mais brancos de forma rápida e sem cirurgia. O branqueamento dentário garante resultados visíveis, imediatamente após o tratamento.
Decidi fazer o branqueamento dentário para clarear meus dentes. E agora?
O primeiro passo é escolher uma clínica de branqueamento dentário de confiança e fazer uma avaliação de higiene oral.
Antes do branqueamento dos dentes, deve ser realizada uma destartarização e, caso existam cáries, estas também devem ser eliminadas. Como costumo dizer: primeiro a saúde, depois a estética.
Outro fator importante a considerar é se o paciente possui restaurações, pois estas não branqueiam e podem ter de ser trocadas a posteriori, para que a dentição fique com uma cor homogénea.
Como é feito o processo de branqueamento?
- Antes de começar a branquear os dentes, é colocado um afastador labial na boca do paciente e um rolo de algodão para absorver a saliva.
- Depois, colocamos vaselina nos lábios e um protetor gengival nas gengivas, para evitar que o gel entre em contacto com elas, o que pode causar um ligeiro ardor.
- Por fim, aplicamos um ativador do gel nos dentes e o gel branqueador.
O gel branqueador utilizado na Clínica MINT possui uma série de componentes que reduzem a sensibilidade e reagem a uma luz LED. No fundo, a sua função é abrir os “poros” dos dentes e provocar uma reação química, que branqueia o dente de dentro para fora.
Quanto tempo dura uma consulta de branqueamento?
A sessão de branqueamento dura 1 hora, sendo que, a cada 15 minutos, são repostos tanto o ativador como o gel.
No final, removemos os produtos e acessórios, e o paciente bochecha normalmente.
Quando tempo dura o branqueamento dentário?
A durabilidade do branqueamento dentário varia consoante os hábitos de cada pessoa. No meu caso, por exemplo, já dura há cinco anos, pois raramente bebo café, não fumo e tenho muito cuidado com a higiene oral.
Que cuidados devemos ter após o branqueamento?
O paciente deverá utilizar goteiras em silicone transparente, durante 3 dias, durante o período de descanso noturno, com um gel viscoso que evita a regressão da cor do esmalte. Essas goteiras são feitas a partir de moldes com o formato da dentição de cada paciente. Elas podem ser feitas antes (recomendado) ou depois do tratamento de branqueamento.
Como os poros ficam abertos entre 24 a 48 horas após o tratamento, devem-se ter alguns cuidados, entre os quais evitar o consumo de bebidas ou alimentos ácidos ou com pigmentos, como o café, chás, frutos vermelhos, caril, molho de tomate, sumos naturais, vinho tinto e refrigerantes.
Se o paciente não respeitar as recomendações, deve beber um pouco de água após o consumo dos alimentos mencionados, escovar os dentes ou enxaguar a boca com um elixir. O tabaco também deve ser evitado ao máximo.
Pretende fazer o branqueamento dentário em Lisboa?
Venha conhecer a Clínica Mint.
Pretende agendar uma consulta?
Ligue para (+351) 211 552 308 (Chamada para a rede fixa nacional), ou utilize o formulário abaixo e marque uma Consulta de Avaliação Geral.